Começa o abril indigena na UFSC com exposição do premiado artista indígena Jaider Esbell

04/04/2017 13:32

 

O MArquE – Museu de arqueologia e etnologia da UFSC recebe no período de 11 a 29 de abril, a exposição de arte indígena contemporânea It was Amazon/Era uma vez Amazônia. A mostra é uma provocação voluntária do premiado artista indígena Jaider Esbell do povo Makuxi, do estado de Roraima. A itinerância passará por todo o Brasil ao longo de mais de 3 anos e Santa Catarina é o nono estado a receber a exposição que teve inicio no nordeste, em 2016. O artista recebe convidados para abertura com ritual no dia 11/04 às 16h no hall principal do museu. Durante o período o artista faz agenda visitando comunidades, escolas e no dia 19 [local e horário será informado] realizará uma fala aberta na UFSC.
A Exposição – reúne em 16 obras várias realidades amazônicas que na compreensão do artista devem estar na agenda comum que tratam questões centrais sobre sustentabilidade. Com desenho em preto e branco, mostra e artista já foram vistos por milhares de pessoas gerando ressonância que extrapolam todas as fronteiras do conceitos chaves. Arte, Amazônia, indígena, sustentabilidade, feitos locais/globais são temas de diálogos amplos que somam-se a resistências e sinalizam para a urgência de uma nova política com o índio, seus saberes e expectativas. No campo central das artes, a mostra é parte da força que rompe as fronteiras do desconhecimento sobre o índio no pensamento maior da atualidade brasileira e do mundo.

post

Jaider Esbell – 38 anos. Artista multimídia, escritor e produtor cultural. Índio Makuxi da Reserva Raposa Serra do Sol em Normandia-RR. Vive desde os 18 anos na capital Boa Vista onde mantém uma galeria de arte indígena contemporânea. Jaider foi premiado pela FUNARTE/Minc em 2010. Como artista plástico foi vencedor do Premio PIPA online em 2016. Vive profissionalmente da arte desde 2010. Em 2013 foi convidado a dar aulas e fazer exposição no Pitzer College nos Estados Unidos onde permaneceu por oito meses. As exposições itinerantes não são patrocinadas e não fazem parte de editais. As articulações são realizados por meio de redes sociais entre artistas e atores do meio e visam proporcionar o máximo de atividades interativas em cada passagem. A permanência do artista é custeada por recursos próprios e a hospedagem é oferecida por voluntários, uma forma de gerar trocas culturais espontâneas. Em Florianópolis o artista faz residência na coletivo artístico NACASA e permanece até o dia 02/05.

Serviço: Exposição It Was Amazon/Era uma vez Amazônia
Artista: Jaider Esbell Makuxi – RR
Local: MArquE – UFSC – Hall central
Abertura: Terça-feira, 11/04 16h
Período: 11 a 29/04
Horário de visitação: terça a sexta, das 9h às 17 sábados, das 13 às 17h (exceto feriados).
Contato com o artista es.b@hotmail.com 95 999592025