Edital de Seleção de Bolsista PIBIC no NEPI

19/07/2019 13:27

Edital de Seleção de Bolsista PIBIC/UFSC

Projeto “Produção da pessoa e circulação de conhecimentos em contextos indígenas”

Este edital se destina à seleção de graduando/a dos Cursos de Antropologia, Ciências Sociais, Museologia ou áreas afins para atuar junto ao Núcleo de Estudos de Populações Indígenas (NEPI) da UFSC, sob orientação da profa. Antonella Tassinari.

1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O projeto “Produção da pessoa e circulação de conhecimentos em contextos indígenas” visa: 1) refletir sobre processos de produção da pessoa junto a populações indígenas, a partir de investigação sobre a gestação, parto, puerpério e técnicas corporais relacionadas; 2) investigar sobre processos de circulação de saberes especializados em sociedades indígenas, envolvendo contextos locais e extra-locais. Tendo como foco as pesquisas desenvolvidas pela orientadora junto aos Karipuna e Galibi-Marworno da região do Uaçá, Oiapoque, AP, pretende-se organizar o acervo de informações recolhidas, acompanhar a elaboração do blog Memórias do Oiapoque e editar vídeo etnográfico.

1. DO OBJETO GERAL DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

Possibilitar a/ao bolsista, estudante de graduação, a experiência de produção de conhecimento científico em equipe, mediante a participação no Núcleo de Pesquisa de Populações Indígenas (NEPI), bem como o treinamento em realização de pesquisas bibliográficas, organização e tratamento de material áudio-visual, elaboração de projeto de pesquisa.

1. DAS ATIVIDADES PREVISTAS:

O/a bolsista deverá ter disponibilidade de 20 horas semanais para atuar junto ao NEPI, para a realização das seguintes atividades:

– realização de pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo e Banco de Teses da Capes a respeito da gestação, parto e puerpério entre populações indígenas;

– realização de pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo e Banco de Teses da Capes a respeito de formas nativas de produção e transmissão de conhecimentos e sonhos;

– apoio à atualização do blog Memórias do Oiapoque, envolvendo contato com professores e pesquisadores indígenas da UNIFAP para estabelecimento de diálogo com o blog;

– apoio à realização de vídeo etnográfico, a partir da decupagem de vídeos realizados com parteiras indígenas no Oiapoque, em 2016, pela orientadora;

– apoio aos seminários semanais do NEPI e demais atividades desenvolvias pelo Núcleo;

– atualização da página do NEPI;

– apresentação da pesquisa na Semana de Iniciação Científica em 2020.

1. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

Para ser elegível, a/o estudante deverá atender aos seguintes critérios:

4.1. Ser estudante regularmente matriculado/a nos cursos de Graduação em Ciências Sociais, Antropologia, Museologia ou áreas afins da UFSC;

4.2. Ter o currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq;

4.3. Ter disponibilidade para se dedicar por 20 horas semanais às atividades da bolsa, sendo o período vespertino da segunda-feira dedicado aos Seminários do NEPI;

4.4. Não possuir, durante a vigência da bolsa, vínculo empregatício ou bolsa de outro programa de Iniciação Científica e/ou tecnológica, monitoria ou extensão, a não ser bolsa permanência.

4.5. Ter bom desempenho acadêmico, com IAA acima de 6,0;

4.6. Preferencialmente, ter cursado as disciplinas Antropologia da Educação, Etnologia Indígena e/ou estar matriculado em Tópicos Especiais: Antropologia da Criança;

4.7. Preferencialmente, ter familiaridade com a plataforma wordpress.com e com programas de edição de imagens e vídeos;

4.8. No caso de estar no último ano do curso, preferencialmente, ter interesse em desenvolver o TCC sobre o tema;

4.9. Possuir conta corrente própria e ativa no Banco do Brasil no momento da entrega do Termo de Outorga.

1. INSCRIÇÕES E DOCUMENTAÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas por via eletrônica através do e-mail do NEPI (nepiantropologia@gmail.com) até o dia 29/07/2019 às 12 horas, com o envio da seguinte documentação:

• Histórico escolar do curso de graduação;
  • Currículo Lattes atualizado;
  • Carta de intenções informando os motivos de interesse na bolsa.
  1. DA SELEÇÃO E ENTREVISTA:

A seleção será realizada em com base em:

• Análise da documentação listada no Item 5;
  • Entrevista presencial com as/os candidatas/os na terça-feira 30 de julho às 14 horas na sala do NEPI (313, bloco B, CFH).

OBS. Candidatos/as que não estejam em Florianópolis poderão participar por skype.

1. DO RESULTADO

O resultado da seleção será divulgado na página do NEPI no dia 31/07/2019 (www.nepi.ufsc.br).  As atividades terão início no dia 01/08/2019.

Florianópolis, 17 de julho de 2019.

Comissão de Seleção:

Profa.Antonella Tassinari