Teses, dissertações e livros sobre infância indígena
Autor/a | Ano | Tipo | Título | Outras referências | Palavras-Chave | Localização |
Cariaga, Diógenes Egidio | 2012 | Dissertação | As transformações no modo de ser criança entre os Kaiowá em Te’ýiuke (1950-2010) | -Orientação: Prof. Dr. Levi Marques Pereira
-UFGD, Dourados – MS |
Crianças kaiowá; modo de ser; transformações; Organização Social | |
Barbosa, Pablo Antunha | 2005-2006 | Memoire de Master 1 Ethnologie et Sociologie Comparative | Education et Indigénisme au Brésil: pour une Anthropologie de I’Etat | – Orientação: Laurence Goury
– Université de Paris |
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Baptista, Marcela Meneghetti | 2011 | Dissertação | Avaliação da adequação das políticas públicas ao mbyá reko (modo de ser guarani) na região metropolitana de Porto Alegre: uma discussão sobre o etnodesenvolvimento | – Orientação: Prof. Dra. Gabriela Coelho-de-Souza
– UFRG, Porto Alegre – RS
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Modo de ser guarani; conceitos guarani; diálogo interétnico; direitos indígenas; | |
Nardi, Roberta | 2007 | Trabalho de Conclusão de Curso | Estudo sobre o impacto da mídia e da publicidade nas representações infantis | – Orientação: Prof. Dra. Maria Soledad Etcheverry Orchard
– UFSC, Florianópolis – SC |
Criança; consumo; televisão; propaganda | |
Gomes, Alexandre Oliveira | 2012 | Dissertação | Aquilo é uma coisa de índio: objetos, memória e etnicidade entre os kanindé do Ceará | – Orientação: Prof. Dr. Renato Monteio Athias
– UFPE, Pernambuco – PE |
Objetos; memória; etnicidade | |
Menezes, Gustavo Hamilton | 2010 | Tese | Yanomami na encruzilhada da conquista: estratégia interétnica e transformação social na fronteira amazônica | – Orientação: Prof. Dra. Alcida Rita Ramos
– UnB, Brasília – DF |
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Silva, Rogerio Correia da | 2011 | Tese | Circulando com os meninos: Infância, participação e aprendizagens de meninos indígenas Xakriabá | – Orientação: Ana Maria Rabelo Gomes
– UFMG, Belo Horizonte – MG |
Educação indígena; criança indígena; participação; aprendizagem | |
Melo, Clarissa Rocha de | 2008 | Dissertação | Corpos que falam em silêncio: Escola, Corpo e Tempo entre os Guarani | – Orientação: Antonella Maria Imperatriz Tassinari
– UFSC, Florianópolis -SC |
Educação Guarani, corpo, tempo. | |
Cruz, Fernanda | 2014 | Tese | Jovens em devir: invenção de novas possibilidades de vida para além da institucionalização | – Orientação: Sônia Maluf
– UFSC, Florianópolis – SC |
Desinstitucionalização; jovens “egressas”; invenção; devir; serviços de acolhimento | |
Hentz, Maria Izabel de Bortoli | 2005 | Tese | Nas vozes da educação escolar indígena: os sentidos no discurso dos professores xokleng como elementos constitutivo da identidade | – Orientação: Profa. Dra. Terezinha Kuhn Junkes
– UFSC, Florianópolis – SC |
Educação escolar; educação escolar indígena; discurso; texto; significação | |
Grando, Beleni Salete | 2003 | Tese | As relações interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri-MT: em busca de referências para a formação de professores | – Orientação: Prof. Dr. Reinaldo Matias Fleuri; Co-orientadora: Profa. Manuela Hasse
– UFSC, Florianópolis – SC |
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Grando, Beleni Saléte | 2004 | Tese | Corpo e educação: as relações interculturais práticas corporais bororo em meruri-MT | – Orientação: Prof. Dr. Reinaldo Matias Fleuri; Co-orientadora: Profa. Manuela Hasse
– UFSC, Florianópolis – SC |
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Miranda, Sarah Siqueira de | 2009 | Dissertação | Aprendendo a ser Pataxó: um olhar etnográfico sobre as habilidades produtivas das crianças de coroa vermelha, Bahia | – Orientação: Profa. Dra. Maria Rosário G. de Carvalho
– UFBA, Salvador – BA |
Pataxó; crianças indígenas; infância; trabalho infantil; agência criativa | |
Cohn, Clarice | 2000 | Dissertação | A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado | – Orientação: Lux Boelitz Vidal
– USP, São Paulo – SP |
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Ferreira, Mariana Kawall Leal | 1992 | Dissertação | Da origem dos homens à conquista da escrita: um estudo sobre povos indígenas e educação escolar no Brasil | – Orientação:
– USP, São Paulo – SP |
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Djaló, Mamado | 2014 | Tese | Relações sul-sul: a cooperação Brasil – Guiné Bissau na educação superior no período de 1990-2011 | – Orientação: Profa. Dra. Elizabeth Farias da Silva
– UFSC, Florianópolis – SC |
Educação superior; Brasil; Guiné-Bissau; Cooperação; Estado-nação; unificação identitária | |
Brito, Mirella Alves de | 2014 | Tese | Entre cobras e lagartixas: crianças em instituições de acolhimento se construindo sujeitos na maquinaria da proteção integral | – Orientação: Sônia Weidner Maluf
– UFSC, Florianópolis – SC |
Criança; adoção; sujeito; institucionalização; etnografia | |
Limulja, Hanna Cibele Lins Rocha | 2005 | Trabalho de conclusão de curso | Relações entre crianças kaigang e crianças não-índias dentro de um contexto escolar diferenciado | – Orientação: Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari |
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Weber, Cátia | 2007 | Dissertação | Tornar-se professor xokleng/laklãnõ: escolarização, ensino superior e identidade étnica | – Orientação: Prof. Dr. Reinaldo Matias Fleuri; co-orientação: Cristina Tramonte |
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Oliveira, Diogo | 2011 | Dissertação | Arandu nhembo’ea: sentir-conhecer-aprender: cosmologia, subsistência e xamanismo entre os Guarani-Chiriprá no litoral de Santa Catarina | – Orientação: Esther Jean Langdon; co-orientação: Alcindo Vera-Tupã Moreira; co-orientação indígena: Geraldo Karai Oke’nda Moreira
– UFSC, Florianópolis – SC |
Arando; índios Guarani; etnologia; conhecimento; experiência; aprendizagem | |
Belz, Karina Cristiane | 2008 | Dissertação | Educação escolar kaingang: do discurso oficial às práticas efetivas | – Orientação: Profa. Dra. Cristina Tramonte
– UFSC, Florianópolis –SC |
Índios kaingang; RCNEI/Indígena; prática escolar; educação escolar indígena | |
Pereira, Angela Maria Nunes Machado | 1997 | Dissertação | A sociedade das crianças A’uwe-Xavante: por uma antropologia da criança | – Orientação: Maria Aracy de Padua Lopes da Silva
– USP, São Paulo – SP |
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Seára, Éliton Clayton Rufino | 2012 | Dissertação | Movimento (s) e diálogos interculturais: um estudo da dança tchondaro dos Guarani da aldeia M’Biguaçu | – Orientação: Profa. Dra. Cristina Tramonte; co-orientação: Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari
– UFSC, Florianópolis – SC |
Educação Guarani; dança do tchondaro; corpo | |
Oliveira, Melissa Santos de | 2002 | Trabalho de Conclusão de Curso | Reflexo das águas cristalinas – um estudo sobre a presença da Escola Indígena Yynn Moroti Wherá na Aldeia Guarani Mbiguaçú, SC | – Orientação: Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari
– UFSC, Florianópolis –SC |
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Silva, Jeniffer Caroline da | 2014 | Dissertação | Bolas, brinquedos e jogos: práticas de lazer e futebol na tradição dos kaingáng da terra indígena Xapecó/SC | – Orientação: Profa. Dra. Ana Lúcia Vullfe Nötzold
– UFSC, Florianópolis – SC |
Kaingáng; História oral; infância; brincadeiras indígenas; futebol | |
Vasconcelos, Viviane Coneglian Carrilho de | 2011 | Dissertação | Tramando redes: parentesco e circulação de crianças guarani no litoral de Santa Catarina | – Orientação: Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari | Criança guarani; parentesco; circulação de crianças | |
Fernandes, Felipe Bruno Martins | 2011 | Tese | A agenda anti-homofobia na
Educação brasileira (2003-2010) |
– Orientaçã: Profa. Dra. Miriam Pillar Grossi
– Co-orientação: Profa. Dra. Joana Maria Pedro |
Homofobia, interdisciplinariedade; Políticas públicas; tensões; educações | |
Mantovanelli, Thais | 2011 | Dissertação | Crianças invisíveis da Reserva indígena Icatu SP | – Orientação: Profa. Dra. Clarice Cohn
– UFSCar, São Carlos – SP |
Antropologia da criança; etnologia indígena; Kaingang, etiquetas de restrição | |
Hofman, Angela Ariadne | 2004 | Dissertação | Karaí Nhe’e Katu: Discussões em torno da escola em uma comunidade Guarani | – Orientação: Beatriz T. Daudt Fischer
-UNISINOS, São Leopoldo – RS |
Educação indígena; escola indígena; políticas educacionais; Guarani | |
Marchi, Ria de C. | 2007 | Tese | Os sentidos (paradoxais) da infância nas ciências sociais: um estudo de sociologia da infância crítica sobre a “não-criança” no Brasil | – Orientação: Profa. Dra. Luzinete Simões Minella
– UFSC, Florianópolis – SC |
Sociologia da infância; infância contemporânea; infância pobre; crianças “de rua” | |
Fermino, Antonio Luis | 2012 | Dissertação | O jogo de futebol e o jogo das relações entre os Laklãnõ/Xokleng | – Orientação: Profa. Dra. Cristina de Azevedo Tramonte; co-orientação: Profa. Dra. Beleni Salete Grando
– UFSC, Florianópolis – SC |
Sociedade indígena; corpo; futebol
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Gobbi, Izabel | 2006 | Dissertação | A temática indígena e a diversidade cultural nos livros didáticos de História: uma análise dos livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático | – Orientação: Prof. Dr. Jacob Carlos Lima
– UFSCar, São Carlos – SP |
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Silva, Eliane Santos da | 2003 | Trabalho de Conclusão de Curso | Estudando fora da aldeia: a experiência de 4 estudantes Xokleng na Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul | – Orientação: Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari
– UFSC, Florianópolis – SC |
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Oliveira, Melissa Santana de | 2004 | Dissertação | Infância, educação e religião entre os Guarani de M’Biguaçu, SC | – Orientção: Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari
UFSC, Florianópolis – SC |
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Jesus, Suzana Cavalheiro de | 2011 | Dissertação | No campo da educação escolar indígena: uma etnografia sobre territorialidade, educação e infância na perspectiva Mbyá-Guarani | – Orientação: Profa. Dra. Ceres Karam Brumm
– UFSM, Santa Maria – RS |
Antropologia; indigenismo; territorialidade; educação; infância | |
Marqui, Amanda Rodrigues | 2012 | Dissertação | Tornar-se aluno (a) indígena – A etnografia de uma escola Guarani Mbya | – Orientação: Profa. Dra. Clarice Cohn
– UFSCar, São Carlos – SP |
Guarani Mbya; antropologia da criança; educação escolar |
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Codonho, Camila Guedes | 2007 | Dissertação | Aprendendo entre pares: a transmissão horizontal de saberes entre as crianças indígenas Galibi-Marworno (Amapá, Brasil) | – Orientação: Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari
– UFSC, Florianópolis – SC |
Antropologia da infância; etnologia indígena; saberes horizontais | |
Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches | 2009 | Tese | Vozes infantis: as culturas das crianças sateré-mawé como elementos de (des) encontros com as culturas da escola | – Orientação: Dra. Eloísa Acires Candal Rocha
– UFSC, Florianópolis – SC |
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Conceição, Daniel Machado da | 2014 | Trabalho de Conclusão de Curso | Estudante-Atleta: caminhos e descaminhos no futebol – entre o vestiário e o banco escolar | – Orientação: Profa. Dra. Mirian Pillar Grossi
– UFSC, Florianópolis – SC |
Categoria de base; Escolarização; Formação; Futebol; Treinamento | |
Silveira, Lídia Márcia Lima de Cerqueira | 2012 | Dissertação | O processo de estadualização da educação escolar indígena em Pernambuco: a experiência do povo Fulni-ô | – Orientação: Luciana Marques Rosa
– UFPE, Recife – CE |
Educação escolar indígena; povo Fulni-ô; processo de Estadualização; educação específica, diferenciada e intercultural | |
Paladino, Mariana | 2006 | Tese | Estudar e experimentar na cidade: trajetórias sociais, escolarização e experiência urbana entre “jovens” indígenas ticuna, Amazonas | – Orientação: Antonio Carlos de Souza Lima
– UFRJ, Rio de Janeiro – RJ |
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Garcia, Dina Susana Mazariegos | 2010 | Dissertação | “Trajetória e resistência”: uma análise antropológica das emergentes práticas discursivas das mulheres intelectuais mayas na Guatemala (1988-2088) | – Orientação: Dra. Antonella Tassinari
– Co-orientação: Dra. Mirian Grossi – UFSC, Florianópolis – SC |
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Carniel, Fagner | 2013 | Tese | A invenção (pedagógica) da surdez: sobre a gestão estatal da educação especial na primeira década do século XXI | – Orientação: Profa. Dra. Elizabeth da Silva Farias
– UFSC, Florianópolis – SC |
Surdez; educação inclusiva; gestão educacional |
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Brazzabeni, Micol | 2005-2006 | Tese | Scuola indígena e a formazione degli insegnati. Una ricerca etnográfica tra i tikmu’um (maxakali) del minas gerais, brasile | – Tutor interno: Prof. Mia Busoni
– Tutor esterno: Prof. Leonardo Piasere – Co-Tutor: Prof. Maura Striano |
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Sanhá, Cirilo | 2014 | Do ensino público ao ensino de iniciativa comunitária – análise do desenvolvimento e impacto das Escolas Comunitárias na Guiné-Bissau e as intervenções das ONGs FEC & PLAN | – Orientadora: Prof.ª: Janice Tirelli Sousa Ponte | Guiné-Bissau; participação; comunidade; escola; organizações não governamentais. |