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UMA FLORESTA DE DISPUTAS: CONFLITOS SOBRE ESPAÇOS, RECURSOS E IDENTIDADES SOCIAIS NA AMAZÔNIA

Edviges Marta Ioris, Florianópolis, EdUFSC, 2014.livro uma floresta de disputas

O livro Uma floresta de disputas – Conflitos sobre espaços e identidades sociais na Amazônia, de Edviges Marta Ioris, trata da primeira reserva florestal governamental estabelecida na região: a Floresta Nacional do Tapajós (Flora Tapajós), criada em 1974 para “promover a pesquisa e a exploração planejada dos recursos madeireiros”. A antropóloga, que acompanha o projeto desde sua origem, logo percebeu “a estreita relação entre as identidades sociais das comunidades que lá se encontravam e as sucessivas definições dos espaços da reserva florestal”. O livro, que integra a recém-criada Coleção Brasil Plural, analisa, discute e propõe caminhos possíveis para os “longos e intensos conflitos” criados com as populações locais. A polêmica já dura mais de três décadas e não tem prazo para acabar, mobilizando burocratas, cientistas, ambientalistas, ativistas de direitos humanos e as comunidades rurais afetadas.

livro diversidade educação e infância

DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: REFLEXÕES ANTROPOLÓGICAS

Organização: Antonella Tassinari, José Nilton de Almeida, Nicanor Rebolledo Recendíz. Florianópolis: EDUFSC. 2014.

Há uma tendência em associar educação, infância, adolescência, produção e circulação de conhecimentos com os espaços e tempos da escola. É como se educação escolar, seus métodos de ensino e aprendizagem, seus pressupostos sobre desenvolvimento infantil, seus conteúdos e diretrizes curriculares, seus tempos e ritmos englobassem e subsumissem outras formas de educar, de produzir e transmitir conhecimentos, de promover o bom desenvolvimento das crianças. Os autores desta coletânea estão atentos para formas de vivenciar a infância e a adolescência e para modos de produção e circulação de conhecimentos para além da escola.
Fruto de uma interlocução interdisciplinar desenvolvida por pesquisadores das áreas da Pedagogia, Educação Física, História, Psicologia e Antropologia, esta coletânea se constrói a partir de um viés antropológico, tanto nas referências conceituais quanto na metodologia de pesquisa, privilegiando o trabalho etnográfico.

Contato Editora

EDUCAÇÃO INDÍGENA: REFLEXÕES SOBRE NOÇÕES NATIVAS DE INFÂNCIA, APRENDIZAGEM E ESCOLARIZAÇÃO

Organização: Antonella Maria Imperatriz Tassinari, Beleni Saléte Grando, Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012.

Esta coletânea reúne trabalhos antropológicos sobre noções nativas de aprendizagem, infância e escolarização, tendo como base etnografias desenvolvidas com grupos indígenas do Brasil e Guatemala, buscando uma aproximação contextualizada dos conceitos indígenas de educação. Os artigos são frutos de reflexões desenvolvidas no último decênio em torno da linha de pesquisa Educação e Infância Indígena.

Versão em PDF:Educação Indígena Tassinari, Grando & Albuquerque

Contato editora

 

 

 

 

KYRINGUÉ ARANDUA RUPIGUARE/ AS IDEIAS DAS CRIANÇAS

Organização: Adão Karai Tataendy Antudes, Antonella Tassinari, João Batista Gonçalves Kuaray Mirim, Marliese Vicenzi, Viviane Vasconcelos, Florianópolis: NUPPE/UFSC, 2011.

Kyringue arandua rupigure/As ideias das crianças, reúne textos das crianças Guarani que freqüentam a escola Itaty de Morro dos Cavalos, revelando suas trajetórias, gostos, planos, saberes e modos de vida. Os textos foram compilados pelos autores e autoras do livro, numa autêntica parceria entre os professores indígenas dessa escola (Prof.Adão Antunes e Prof.João Batista Kuaray Mirim) e discentes da UFSC (Marliese Vicenzi e Viviane Vasconcelos) que participaram do projeto de extensão “Articulando Saberes: possibilidades de diálogos na escola indígena Itaty de Morro dos Cavalos”, coordenado por Antonella Tassinari de 2008 a 2010.