Teses, Dissertações e Monografias

TESES, DISSERTAÇÕES E MONOGRAFIAS DEFENDIDAS POR PESQUISADORES DO NEPI:

Em 2012, a tese de Marcos Alexandre Albuquerque recebeu a Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses. O Regime Imagético Pankararu: Tradução Intercultural na cidade de São Paulo, foi defendida em 2011 e teve orientação de Antonella Tassinari.

 

 

 

 

Orientações do Prof. Dr. Sílvio Coelho dos Santos:

 

Dissertações de Mestrado

SÉRGIO EDUARDO CARRERA QUEZADA. A terra de Nhanderu: organização sociopolítica e processos de ocupação territorial dos mbyá-Guarani em Santa Catarina, Brasil. PPGAS/UFSC, 2007.   Versão PDF.

ANTÔNIO BRITO GUIMARÃES. Povos Indígenas nas relações internacionais, uma perspectiva de tolerância interétnica. PPGAS/UFSC, 2004. Co-Orientação do Prof. Dr. Silvio Coelho dos Santos. Versão PDF.

LUCIANO CAMPELO BORNHOLDT. Família Rural e Reprodução Social: estudo de caso da UHE Quebra Queixo. 84 f. PPGAS/UFSC, 2003.  Versão PDF

BEATRIZ CATARINA MAESTRI. O Cimi e o Povo Xokleng: uma análise da atuação missionária na Terra Indígena Ibirama. PPGAS/UFSC, 2001.  Versão PDF

KARYN NANCY RODRIGUES HENRIQUES. Territórios Indígenas em Espaços Urbanos: um estudo da ocupação dos indígenas de Ibirama para Blumenau, Sul. PPGAS/UFSC, 2000.  Versão PDF

WALMIR DA SILVA PEREIRA. A Estrada de Ferro São Paulo-Rio de Janeiro e Os Indios Xokleng. PPGAS/UFSC, 1995.  Versão PDF

GLORIA MARINA VALLE. Mapuches de Rucachoroy: Identidade e Logicas do Menosprezo Em Relacao A Pratica Social Intra e Interetnica. PPGAS/UFSC, 1992.  Versão PDF

SALVIO MULLER. Efeitos desagregadores da Construção da Barragem de Ibirama sobre a comunidade indígena. PPGAS/UFSC, 1983. Versão PDF

ANELIESE NACKE. O Indio e A Terra; A Luta Pela Sobrevivencia No Pi Chapeco, SC.  PPGAS/UFSC, 1983. Versão PDF

 

Teses de Doutorado

ALEJANDRO LABALE. A maricultura em Penha/SC: subsídios para uma antropologia da inovação tecnológica.  PPGAS/UFSC, 2005. Versão PDF

ALDO LITAIFF. Les Fils du Soleil: mythes et pratiques des indiens Mbya-Guarani du Littoral du Brésil. (Faculté des arts et des sciences) – Universite de Montreal, 1999. Co-orientação do Prof. Dr. Silvio Coelho dos Santos.  Versão PDF [encontrar]

 

Orientações da Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari:

 

Monografias da Graduação

VIVIANE CONEGLIAN CARRILHO DE VASCONCELOS. Tempo Historicizado e Tempo Guarani: um contraponto. UFSC, 2008. Versão PDF [encontrar]

MARIANA RIBEIRO DOS SANTOS. Sobre o nascer da pessoa indígena: uma análise bibliográfica de teses e dissertações acerca dos processos de gestação, parto e pós-parto indígenas. UFSC, 2019. Versão PDF [encontrar]

MELISSA SANTANA DE OLIVEIRA. Reflexos das águas cristalinas: um estudo sobre a presença da escola yynn moroti whera na aldeia Guarani Mbiguaçu, Grande Florianópolis – SC. UFSC, 2002. Versão PDF [encontrar]

 

 

Dissertações de Mestrado

DAVI TIMÓTEO MARTINS. Kyringue’i Kuery Nhemongarai: A criança Mbya Guarani e a Nominação – Nome Espírito Nhe’e. UFSC, 2020. Versão PDF

GABRIELA SOLANGE SAGAZ. “Ocupar a universidade, mas manter o coração na comunidade”: caminhos de estudantes Laklãnõ/Xokleng da UFSC. UFSC, 2019. Versão PDF

DANIEL GORDILLO SÁNCHEZ. Ausências ou presenças ausentes? Os povos indígenas nos livros didáticos de Foz do Iguaçu. UFSC, 2018. Versão PDF

ADRIANA APARECIDA BELINO PADILHA DE BIAZI. Espiritualidade e conhecimentos da mata na formação dos especialistas de cura Kaingang da Terra Indígena Xapecó/SC. UFSC,  2017. Versão PDF

HELDER PIRES AMÂNCIO. Da casa à escola e vice-versa: experiências de início escolar na perspectiva de crianças em Maputo. PPGAS/UFSC, 2016. Versão PDF

DENIZE REFATTI. Os sonhos e os caminhos do nhe e: Uma etnografia da experiência onírica como fonte de conhecimento entre os Ava-Guarani de Ocoy. PPGAS/UFSC, 2015.  Versão PDF

ÉLITON CLAYTON RUFINO SEÁRA. Movimentos e Diálogos Interculturais: um estudo da dança Tchondaro dos Guarani da aldeia M’Biguaçu. PPGE/UFSC, 2012. Co-Orientação da Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari. Versão PDF

VIVIANE CONEGLIAN CARRILHO DE VASCONCELOS. Tramando redes: Parentesco e Circulação de Crianças Guarani no Litoral de Santa Catarina. PPGAS/UFSC, 2011.  Versão PDF

DINA SUSANA MAZARIEGOS GARCÍA. Trajetória e resistência: uma análise antropológica das emergentes práticas discursivas das mulheres intelectuais maias da Guatemala. PPGAS/UFSC, 2010Versão PDF

CLARISSA ROCHA DE MELO. Corpos que Falam em Silêncio: Escola, Corpo e Tempo entre os Guarani. PPGAS/UFSC, 2008.  Versão PDF

HANNA CIBELE LINS LIMULJA. Uma Etnografia da Escola Indígena Fen’Nó à luz da noção de corpo e da fala das crianças indígenas. PPGAS/UFSC, 2007. Versão PDF

CAMILA GUEDES CODONHO. Aprendendo entre pares: a transmissão horizontal de saberes entre as crianças indígenas Galibi-Marworno. PPGAS/UFSC, 2007.  Versão PDF

IZABEL GOBBI. A Temática Indígena e a Diversidade Cultural nos Livros Didáticos de História: uma análise dos livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático. UFSCar, 2006. Co-Orientação da Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari. Versão PDF 

MELISSA SANTANA DE OLIVEIRA. K ringué i Kuery Guarani: infância, educação e religião entre os Guarani de M´Biguaçu. PPGAS/UFSC, 2004. Versão PDF

ROSALINA FRANCO CAÑETE. Aprendendo a “trancar” e “destrancar” waxok na escola indígena Enxet de Yakye-Axa/Paraguai. PPGAS/UFSC, 2004. Versão PDF 

VALÉRIA ESTEVES DO NASCIMENTO BARROS. Da Casa de Rezas à Igreja Pentecostal: um estudo da conversão entre os Guarani de Laranjinha. PPGAS/UFSC, 2003. Versão PDF

ANA CRISTINA VIEIRA.Chás, doses e fé: um estudo antropológico dos sistemas de saúde da Ilha de santa catarina na primeira metade do século XX”. PPGAS/UFSC, 2001.  Versão PDF [encontrar]

 

Teses de Doutorado

 

HÉLDER PIRES AMÂNCIO. Viabilizar Histórias outras da Antropologia: Gerações de  Antropólogos e Antropólogas em Moçambique Pós-Colonial. UFSC, 2020. Versão PDF

DIÓGENES EGÍDIO CARIAGA. Relações e diferenças: a ação política Kaiowá e suas partes. UFSC, 2019. Versão PDF

EDILMA DO NASCIMENTO JACINTO MONTEIRO. Tempo, Redes e Relações: uma etnografia sobre infância e educação entre os Calon. UFSC, 2019. Versão PDF

EVI CUNHA AGUIAR. A afirmação de identidades de gênero e sexualidades através dos discursos na escola: uma experiência de interação com alunos e professores da educação básica. UFSC, 2019. Versão PDF [encontrar]

ALEXANDER CORDOVÉS SANTIESTEBAN. Caminantes y caminos que se hacen al andar. Trajetórias de professoras/es de ensino médio em Cuba. UFSC, 2017. Versão PDF

MELISSA SANTANA DE OLIVEIRA. Sobre casas, pessoas e conhecimentos: uma etnografia entre os Tukano Hausirõ e Ñahuri porã, do médio rio Tiquié, noroeste amazônico. PPGAS/UFSC, 2016. Versão PDF

SUZANA CAVALHEIRO DE JESUS: Pessoas na medida: processos de circulação de saberes sobre o nhande reko guarani na região das missões. PPGAS/UFSC, 2015. Versão PDF 

EMILENE LEITE DE SOUSA. Umbigos enterrados: corpo, pessoa e identidade Capuxu através da infância. PPGAS/UFSC, 2014. Versão PDF

CLARISSA ROCHA DE MELO. Da Universidade à Casa de Rezas Guarani e vice-versa: reflexões sobre a presença indígena no Ensino Superior a partir da experiência dos Guarani na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica/UFSC. PPGAS/UFSC, 2014. Versão PDF

MARCOS ALEXANDRE DOS SANTOS ALBUQUERQUE. O Regime Imagético Pankararu (Tradução Intercultural na Cidade de São Paulo). PPGAS/UFSC, 2011.  Versão PDF

ARI JOSÉ SARTORI. A “experiência” como mediadora no ensino da antropologia para quem não vai ser antropólogo. PPGAS/UFSC, 2010.  Versão PDF

 

Orientações Profa. Dra. Edviges Marta Ioris:

 

Monografias da Graduação

ELIS DO NASCIMENTO SILVA. Estudos Ambientais Simplificados e o Movimento Rio Cubatão Vivo: um estudo de caso sobre um projeto de instalação de pequenas centrais hidrelétricas em Santa Catarina. UFSC, 2011. Versão PDF

 

 

Dissertações Mestrado

 

GÜNTER BAYREL PADILHA. “É amigo que ajuda. Só união, haitiano com haitiano, um ajuda o outro”: A arte de tecer redes de solidariedade entre haitianos e haitianas em Itapema (SC). UFSC, 2020.  Versão PDF

ALEXSANDER BRANDÃO CARVALHO SOUSA. Quando você convive muito com a morte você se acostuma com ela: Os Karai kuera e suas violências contra os Avá-Guarani da bacia do rio Piquiri (PR). UFSC, 2019. Versão PDF

RAFAEL BENASSI DOS SANTOS. A democracia tem ajudado a consolidar isso: noções de política, individualismo e trabalho entre os Kaingang da Terra Indígena Xapecó (SC). UFSC, 2019. Versão PDF

GÉSSIA CRISTINA DOS SANTOS. Com mais Briga as Diferenças se Mantêm: Noções de Pertencimento, Mistura e Pureza Étnica entre Kaingang, Guarani E Xetá no Contexto da TI São Jerônimo (PR). UFSC, 2017. Versão PDF

LADY FATIMA PUERTAS FLOREZ. ¡Sé lo que significa ser negro! Identidade, memória e defesa territorial no Cauca Colombiano. UFSC, 2017. Versão PDF

ELIS NASCIMENTO SILVA. Entre Aqueles que Incomodam: A Práxis Antropológica na Relação entre Hidrelétricas e Povos Indígenas no Sul do Brasil. UFSC, 2016. Versão PDF

HÉLDER PIRES AMÂNCIO. Da casa à escola e vice-versa: experiências de início escolar de crianças em Maputo. UFSC, 2016.  Versão PDF

THIAGO ARRUDA RIBEIRO DOS SANTOS. Antes que era bom, quando a água era boa e não precisava cultivar: uma etnografia sobre os avá-guarani da reserva indígena Tekoha Anhetete e o Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional. PPGAS/UFSC, 2016. Versão PDF

FRANCINE PEREIRA REBELO. Kunhangue Mba’E’Kua: As Trajetórias das Mulheres Cacicas Guarani Mbya de Santa Catarina. UFSC, 2015. Versão PDF

ANA CAROLINA ROCHA. Cercamentos Ambientais: Modos de Uso dos Recursos Naturais e Conflitos Socioambientais no Estado do Paraná. PPGAS/UFSC, 2015. Versão PDF

LETÍCIA MOREIRA BRAGA COELHO. Do cerrado ao Ministério da Cultura: trânsito e construções de um mestre e seus tambores. PPGAS/UFSC, 2012. Co-Orientação da Profa. Dra. Edviges Marta Ioris. Versão PDF

 

 

 

Orientações Prof. Dr. Aglair Bernardo:

ÍTALO RODRIGO MONGCONAN REIS. Os Povos Originários Catarinenses (Documentário). UFSC, 2017. Versão PDF

 

Orientações Profa Dra. Ana Lúcia Vulfe Nötzold:

RAFAEL BENASSI DOS SANTOS. A LUTA INDÍGENA PELA TERRA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: um estudo etnohistórico de uma ocupação Kaingáng em Fraiburgo – SC. UFSC, 2014. Versão PDF

 

Orientações Profa. Dra. Esther Jean Langdon:

JUANA VALENTINA NIETO MORENO. “Uno de mujer es andariega”: Palavras e circulações de mulheres uitoto entre a selva e a cidade. UFSC, 2017. Versão PDF

 

Orientações Profa Dra. Evelyn Martina Schuler Zea:

ÍTALO RODRIGO MONGCONAN REIS. Pãn Vanh ? Rastros: Vídeo-Carta para meu avô, Orlando Mongconãnn, e Memorial. UFSC, 2021. Versão PDF

 

Orientações Profa Dra. Grazielly Baggenstoss:

VICTORIA SPINOLA FÉLIX. Dignidade da pessoa transgênero: o direito à retificação do nome civil sem a necessidade da cirurgia de redesignação sexual. UFSC, 2017. Versão PDF [encontrar]

 

Orientações Profa. Dra. Ilka Boaventura Leite:

RAQUEL MOMBELLI. Visagens e Profecias: ecos da Territorialidade Quilombola. UFSC, 2009. Versão PDF

RAQUEL MOMBELLI. Mi soi talian: identidade étnica e separatismo no oeste catarinense. UFSC, 1996. Versão PDF

 

Orientações Profa. Dra. Miriam Pillar Grossi:

FRANCINE PEREIRA REBELO. As batonetes: Uma etnografia de mulheres caminhoneiras no Brasil. UFSC, 2011. Versão PDF [encontrar]

ARI JOSSÉ SARTORI.  Homens e as políticas de ’empoderamento’ das mulheres: a emergência do ‘gênero’ entre sindicalistas de esquerda. UFSC, 1999. Versão PDF [encontrar]

 

Orientações Profa. Dra. Nadia Heusi:

DANIEL KUARAY MARTINS TIMÓTEO. MOÃ KAAGUY REGUA-TEKOA MBIGUAÇU – AS MEMÓRIAS DAS PLANTAS MEDICINAIS. UFSC, 2020. Versão PDF

 

Orientações Prof Dr. Oscar Calávia Saez:

RICARDO CID FERNANDES. Autoridade Política Kaingang: um estudo sobre a construção da legitimidade política entre os Kaingang de Palmas/Paraná. UFSC, 1998. Versão PDF

JOÃO CARLOS CORRÊA NETO. Tusitala na Garrafa: a literatura antropológica de Robert Louis Stevenson. UFSC, 2016. Versão PDF [encontrar]

 

Orientações do Prof. Dr. Rafael Victorino Devos:

NÁDIA PHILIPPSEN FÜRBRINGER. Objetos, coleções e o Museu: novas articulações e diversas apropriações. PPGAS/UFSC, 2012. Versão PDF

 

Orientações Profa Dra. Rosângela Hammes Rodrigues:

EVI CUNHA AGUIAR. O conto fantástico e a fanfiction nas aulas de Língua Portuguesa: uma experiência com leitura e produção textual. UFSC, 2016.  Versão PDF