NEPI marca presença no Roteiro de Visita à TI Morro dos Cavalos organizado pelo IEG e lideranças indígenas

29/11/2019 09:48

O doutorando Hélder Pires Amâncio marcou a presença do NEPI no roteiro de visita à Terra Indígena Morro dos Cavalos, no sábado, 23 de novembro. A atividade foi organizada pela Comissão de Movimentos Sociais do Fazendo Gênero 12 e Pró-Moçambique 2020 do Instituto de Estudos de Gênero, em articulação com Kerexu Yxapyry e outras mulheres da comunidade que receberam o grupo de visitantes composto por professoras e estudantes da UFSC. Foi um dia de partilha de saberes indígenas sobre plantas medicinais e modo de vida (saudáveis) da comunidade.

Pela manhã, os visitantes foram saudados e iniciou-se uma roda de conversa sobre a importância do cuidado da floresta, do conhecimento das plantas e da reconexão com a natureza. Na sequência, realizou-se uma caminhada de reconhecimento de plantas de diferentes tipos e com funções medicinais diversas. Ao voltar da caminhada, os visitantes almoçaram com as mulheres indígenas anfitriãs que depois compartilharam seus saberes sobre produção de sabonetes medicinais em oficina, finalizada novamente com uma roda de conversa. A visita permitiu conhecer um pouco do modo de vida da comunidade, sua ancestralidade e da importância da natureza para o bem-viver das mulheres e de as sociedades. A atividade faz parte dos 16 dias de ativismo no combate à violência contra a mulher. Foi uma experiência incrível!