NEPI CONVIDA PARA EVENTO DIA 10/12 ÀS 14 HORAS

04/12/2019 12:04
Ao realizarem pesquisas antropológicas com populações indígenas, antropólogos e antropólogas reúnem acervos na forma de registros imagéticos e sonoros, além de documentos históricos que, com o passar do tempo, constituem-se fontes importantes na transmissão da memória coletiva dos grupos pesquisados. Esse acervo tem sido recentemente reivindicado pelas populações pesquisadas, que agora ingressam em cursos superiores e desenvolvem seus próprios projetos de investigação.
Esse é o tema do evento Projetos colaborativos de retorno de acervos etnográficos, que será realizado na tarde do dia 10/12/2019, das 14 horas às 17 horas, na 110 do Bloco D do CFH na UFSC. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos de Populações Indígenas e Instituto Brasil Plural.
Na programação, uma palestra do Prof.Robert Crépeau, da Universidade de Montréal, que desenvolve pesquisas com os Kaingang de Santa Catarina desde os anos 1990 e irá apresentar seu trabalho “Experiência de retorno de dados de pesquisa aos Kaingang da TI Xapecó”.
Em seguida, as professoras da UFSC Esther Jean Langdon e Antonella Tassinari irão tecer comentários fazendo contrapontos com suas experiências de retorno de dados de pesquisa, respectivamente: “O retorno do material etnográfico via um projeto colaborativo com os Siona da Colombia“ “Memórias do Oiapoque: experiência de retorno de acervo de pesquisa através de uma ‘etnoblografia'”.

O evento será mediado por Ari Ghiggi Jr., que conduzirá o debate com o público.