Projetos de Extensão PROEXT/MEC

O NEPI alberga, desde 2012, programas de extensão financiados pelo edital PROEXT/MEC, em parceria com a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Ações Afirmativas da UFSC:

Visando a promoção da igualdade étnico-racial no acesso a bens culturais e ao ensino superior, o programa pretende desenvolver ações que contribuam para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, a partir de ações específicas voltadas ao fortalecimento de escolas indígenas, quilombolas e da rede pública.

As atividades desenvolvidas pelo programa são: a realização de oficinas de discussão sobre questões étnico-raciais e ações afirmativas em escolas indígenas, quilombolas e da rede pública; a produção de material didático para subsidiar as discussões nas oficinas; a constituição de bancos de dados (em hipermídia) na UFSC, voltados para a preservação da memória de acervos antropológicos (AVISC e projeto de Memórias do Oiapoque) e das trajetórias de estudantes negros e indígenas na instituição (Observatório das Ações Afirmativas).

Até o momento, foram produzidos os seguintes materiais para subsidiar as oficinas em escolas da rede pública e em escolas indígenas:

Guia de Cursos de Graduação da UFSC

Indígenas na Universidade de Santa Catarina: guia de informações para candidatos

 

Edital PROEXT 2012: Promoção da Igualdade Étnico Racial no Ensino Superior. 

Coordenação – Antonella Maria Imperatriz Tassinari

Descrição: Visando a promoção da igualdade étnico-racial no acesso a bens culturais e ao ensino superior, o programa pretende desenvolver ações que contribuam para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, a partir de ações específicas voltadas ao fortalecimento de escolas indígenas, quilombolas e da rede pública. Propõe a realização de oficinas, a produção de material de uso pedagógico e a constituição de bancos de dados (em hipermídia) na UFSC voltados para a preservação da memória de acervos antropológicos (AVISC) e das trajetórias de estudantes negros e indígenas na instituição (Observatório).

Integrantes: Antonella Maria Imperatriz Tassinari – Coordenador / José Nilton de Almeida – Integrante / Rafael Victorino Devos – Integrante / Marcelo Tragtenberg – Integrante / Vânia Beatriz Monteiro da Silva – Integrante.

 

Edital PROEXT 2013: Ações Afirmativas para a Promoção da Igualdade Étnico Racial no Ensino Superior. 

Coordenação – Marcelo Henrique Romano Tragtenberg.  

Descrição: Visando à promoção da igualdade étnico-racial no acesso a bens culturais e ao ensino superior, o programa pretende desenvolver ações que contribuam para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, a partir de ações específicas voltadas ao fortalecimento de escolas indígenas, quilombolas e da rede pública (esta última da Coordenadoria Estadual de Educação da Região de Florianópolis – 18ª GECTEC). Propõe a realização de oficinas, a produção de material de uso pedagógico e a constituição de bancos de dados (em hipermídia) na UFSC voltados para a preservação da memória de acervos antropológicos (AVISC) e das trajetórias de estudantes cotistas na UFSC (Observatório).

Integrantes: Marcelo Henrique Romano Tragtenberg – Coordenador / José Nilton de Almeida – Integrante / Vânia Beatriz Monteiro da Silva – Integrante / Antonella Maria Imperatriz Tassinari – Integrante / Edviges Marta Ioris – Integrante / Corina Martins Espíndola – Integrante / Raquel Mombelli – Integrante.

 

Edital PROEXT 2014-2015: Indígenas e Negros no Ensino Superior e em Acervos Virtuais. Coordenação – Edviges Marta Ioris.

Descrição: Com a preocupação de ajudar a promover efetivo acesso dos indígenas à Universidade, e de colaborar para a consolidação e o sucesso das políticas afirmativas de inclusão dos indígenas no alunato da UFSC, o Projeto visa o desenvolvimento de um conjunto de atividades de formação e de divulgação sobre o Programa de Ações Afirmativas, assim como de promoção e valorização do conhecimento indígena. Essas atividades buscarão o envolvimento direto dos estudantes indígenas na UFSC, muitas das quais serão desenvolvidas em seus territórios de origens. Elas buscarão fomentar uma reflexão crítica e profunda da produção intelectual indígena, do papel e situação do indígena na universidade e na sociedade brasileira, além de contribuir para a construção de um exercício dialógico e intercultural com diferentes formas de produção de conhecimento. Desta forma, buscarão ajudar na construção de uma nova universidade, sensível e capaz de contribuir no atendimento das demandas das populações indígenas por um ensino superior de qualidade, e altamente comprometido com a ética e a responsabilidade social. O Projeto tem os seguintes objetivos: 1. Construir um espaço comum de trocas de saberes e fazeres entre a Universidade e os indígenas, constituindo-se em um laboratório de aprendizagem coletiva, interdisciplinar e interinstitucional de produção e valorização do conhecimento e experiências indígenas. 2. Identificar demandas de caráter cultural, de inserção social e econômica, a fim de possibilitar um efetivo e genuíno diálogo intercultural entre a Universidade e os povos indígenas. 3. Divulgar informações e entre a comunidade acadêmica da UFSC sobre os grupos indígenas do estado de Sul do país, especialmente, Santa Catarina, promovendo maior visibilidade sobre suas histórias, modos de vida, e de produção do conhecimento. 4. Fomentar a discussão do papel político, histórico, e cidadão dos indígenas na atual conjuntura universitária brasileira. 5. Preparação de estudantes indígenas da UFSC para sistematizar as experiências que trazem das aldeias e que vivem na academia, e dotá-los de instrumentos metodológicos para compreender e lidar com o universo acadêmico, e para que ajudem a divulgar as formas de acesso à Universidade junto as suas aldeias.

Integrantes: Edviges Marta Ioris – Coordenador / Antonella Maria Imperatriz Tassinari – Integrante / Marcelo Tragtenberg – Integrante / Francine Pereira Rebelo – Integrante.