Projetos de Pesquisa com Parcerias

Rede dos Saberes: Arte, Educação, Línguas, Território e Etnicidades Indígenas.

Esta rede de pesquisa visa articular projetos que buscam analisar estratégias indígenas de reelaboração étnica e cultural e de inserção igualitária em redes extra-locais de trocas e de circulação de conhecimentos, envolvendo o campo das artes, da escolarização, do turismo, dos esportes, da literatura e do ensino superior. Os projetos visam principalmente apoiar a realização de pesquisas de campo de mestrandos, doutorandos e doutores, vinculados à UFSC e à UFAM, para a análise de contextos indígenas específicos.

Engloba o projeto “Compreensões Antropológicas sobre Conhecimentos Nativos: um diálogo em rede” coordenado por Antonella Tassinari que reúne dez pesquisadores vinculados à UFSC; o projeto “Arte e educação intercultural” coordenado por Deise Lucy Oliveira Montardo que reúne quatro pesquisadores vinculados à UFAM; o projeto “Reafirmação Étnica e Territorial na Região do Baixo Rio Tapajós” de Edviges Marta Ioris vinculada à UFSC e o projeto “Arte verbal, produção escrita e educação escolar indígena em situação de multilinguismo: o Noroeste Amazônico” de Frantomé Pacheco vinculado à UFAM. Ao articular pesquisadores da UFSC e da UFAM que vêm trabalhando com temáticas semelhantes em relação a populações indígenas na Amazônia e no Sul do país, pretende-se consolidar vínculos acadêmicos e compartilhar resultados de pesquisas desenvolvidas em contextos específicos com vistas a reconhecer processos sócio-políticos semelhantes no quadro da pluralidade do Brasil.

Esta rede de pesquisa integra o INCT Brasil Plural.

AVISC: Acervo Virtual Sílvio Coelho dos Santos

O AVISC visa reconfigurar os recursos usuais do trabalho do antropólogo (textos, imagens, áudio, coleta de cultura material e outros) através das novas tecnologias digitais (na sua forma de hipermídia) na constituição de acervos e galerias de imagens virtuais. Esse movimento permite apostar no diálogo através de imagens, tendo em vista que as imagens e os dados de documentação se instauram como um campo de ação tanto dos antropólogos e museólogos quanto dos indígenas e demais pessoas retratadas nesses acervos, um dialógo entre campos, tradições e comunidades diferentes. O AVISC é um acervo virtual em hipermídia construído a partir do material acadêmico e de pesquisa etnográfica, inicialmente divulgando o acervo do professor Sílvio Coelho dos Santos, depositado no NEPI – Núcleo de Estudos de Povos Indígenas e no Museu de Arqueologia e Etnologia /UFSC Professor Oswaldo Rodrigues Cabral. Esse acervo em hipermídia busca realizar um diálogo intercultural e plural com pesquisadores indígenas e não-indígenas, estando aberto para contribuições de ambos os lados. O projeto é realizado em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (UFSC) e o Museu Amazônico (UFAM). Integra o INCT Brasil Plural e o Programa de Extensão Promoção da Igualdade Étnico Racial no Ensino Superior (PROEXT/MEC). Ver blog.

Direitos Humanos, Antropologia, Educação: experiências de formação em Gênero e Diversidades

O projeto “Direitos Humanos, Antropologia e Educação”: análise de experiências de formação em Gênero e Diversidades, em parceria com o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) visou à análise de políticas públicas federais de formação de professoras/es, desenvolvidas nos últimos quinze anos no Brasil nas temáticas de gênero/sexualidade, educação indígena e ações afirmativas. Contemplado pelo edital 038/2017 da CAPES que visa estimular e apoiar a formação de recursos humanos por meio da realização de projetos de pesquisa dedicados à temática de Educação em Direitos Humanos & Diversidades, com o propósito de aprofundar as análises acerca das relações, desdobramentos e implicações envolvendo a questão.
Coordenadora e Supervisora da equipe NEPI: Prof.ª Dr.ª Antonella Maria Imperatriz Tassinari
Bolsista de Pós-doutorado: Dr.ª Clarissa Rocha de Melo
Bolsista de Iniciação Científica: Maria Octavia Nóbrega Costa