Projetos de Pesquisa

Atualmente, o NEPI congrega pesquisadores de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em torno de quatro linhas de pesquisa que procuram dar continuidade às temáticas analisadas pelo núcleo desde a sua fundação. Ver projetos de pesquisa em andamento.

Há também projetos conjuntos que articulam os pesquisadores do NEPI em redes mais amplas de pesquisa. Ver projetos de pesquisa com parcerias.

LINHAS DE PESQUISA:

Estado, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Populações Tradicionais:

Objetivos: Esta linha de pesquisa visa desenvolver estudos relacionados às chamadas “populações tradicionais” e a questão ambiental, abordando as diversas temáticas que lhes dizem respeito, como legislação e políticas estatais para o meio ambiente e criação de reservas (indígenas e de proteção ambiental); programas de desenvolvimento; gestão territorial; formas distintas de apreensão da “natureza” e estratégias de acesso e ocupação da terra; usos e manejos dos recursos; conflitos socioambientais; e construção das identidades étnicas e socioculturais. Visam o conhecimento etnográfico profundo das experiências relativas a estas temáticas, e a formulação de análises teórico-conceituais críticas que permitam compreender as diversas situações encontradas a partir de diferentes grupos sociais. Com isso, procura-se dar continuidade às pesquisas anteriormente desenvolvidas pela equipe do NEPI no âmbito da linha “Conseqüências Sociais de Projetos de Desenvolvimento”.

História, Memória, Acervo e Produção de Conhecimento:

Objetivos: Ampliando estudos precedentes sobre história e ensino de antropologia, esta linha de pesquisa visa desenvolver investigações que abarquem as diferentes formas de produção de conhecimento, históricas e contemporâneas, oriundas de formulações científicas ou “tradicionais”. Objetiva-se a elaboração de análises etnográficas sobre instituições, biografias e trajetórias de pessoas e produção de bens culturais, ou memórias dos campos de estudo; além daquelas sobre história, epistemologia e prática da (e na) pesquisa antropológica e os desafios postos pelo encontro da antropologia com outros campos de conhecimento. Visa ainda sistematização e disponibilização virtual de bancos de dados de pesquisa de campo.

Organização, Social, Etnicidade e Territorialidades:

Objetivos: Ampliando o escopo de análise das pesquisas precedentes sobre organização social e política indígena, esta linha de pesquisa visa promover estudos sobre a diversidade de formas de organizações socioculturais e construção das relações interétnicas, tendo como foco de investigação os fenômenos étnicos e identitários; visa à construção de análises sobre os processos vivenciados em diferentes contextos situacionais e históricos, com ênfase à dimensão política de povos etnicamente diferenciados, às estratégias empreendidas pelos diversos grupos sociais em interação, às suas manifestações simbólicas, à constituição de seus territórios, e ao estabelecimento de redes sociais em contextos intra e supra-étnicas; visa ainda analisar os processos de elaboração e transformação de cosmologias indígenas; e identificar a presença indígena em contextos urbanos.

Diversidade, Educação e Infância:

Objetivos: Esta linha amplia o escopo das análises anteriormente desenvolvidas na linha “educação e infância indígena”, abarcando também populações tradicionais ou outros segmentos. Objetiva pesquisar situações nativas de ensino e aprendizagem em contextos escolares ou não-escolares; pesquisar processos próprios de transmissão de saberes; pesquisar noções nativas sobre infância, desenvolvimento infantil, ensino e aprendizagem, participação infantil em atividades produtivas; desenvolver pesquisas com crianças indígenas residentes em aldeias e centros urbanos; apoiar projetos e políticas públicas voltadas à educação e à infância indígena ou de populações tradicionais; analisar e apoiar iniciativas de inclusão da diversidade no ensino superior. Ver blog.