Projetos de Extensão Concluídos

Antonella Maria Imperatriz Tassinari. Indígenas e Negros no Ensino Superior e em Acervos Virtuais. 2014 – 2015

Descrição: Visando à promoção da igualdade étnico-racial no acesso a bens culturais e ao ensino superior, o programa pretende desenvolver ações que contribuam para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, a partir de ações específicas voltadas ao fortalecimento de escolas indígenas e da rede pública (esta última da Coordenadoria. Estadual de Educação da Região de Florianópolis – 18ª GECTEC). Propõe a realização de oficinas, a produção de material de uso pedagógico e a constituição de bancos de dados (em hipermídia) na UFSC voltados para a preservação da memória de acervos antropológicos sobre grupos indígenas (AVISC) e das trajetórias de estudantes cotistas na UFSC (Observatório)..

Integrantes: Antonella Maria Imperatriz Tassinari – Integrante / Edviges Ioris – Coordenador / Marcelo Tragtenberg – Integrante.

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Antonella Maria Imperatriz Tassinari. Ações Afirmativas para a Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Ensino Superior de Santa Catarina. 2013 – 2014

Descrição: Visando à promoção da igualdade étnico-racial no acesso a bens culturais e ao ensino superior, o programa pretende desenvolver ações que contribuam para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, a partir de ações específicas voltadas ao fortalecimento de escolas indígenas, quilombolas e da rede pública (esta última da Coordenadoria Estadual de Educação da Região de Florianópolis – 18ª GECTEC). Propõe a realização de oficinas, a produção de material de uso pedagógico e a constituição de bancos de dados (em hipermídia) na UFSC voltados para a preservação da memória de acervos antropológicos (AVISC) e das trajetórias de estudantes cotistas na UFSC (Observatório).

Integrantes: Antonella Maria Imperatriz Tassinari – Integrante / Edviges Ioris – Integrante / Marcelo Tragtenberg – Coordenador.

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Antonella Maria Imperatriz Tassinari. Promoção da Igualdade Étnico Racial no Ensino Superior. 2012 – 2012

Descrição: Visando a promoção da igualdade étnico-racial no acesso a bens culturais e ao ensino superior, o programa pretende desenvolver ações que contribuam para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, a partir de ações específicas voltadas ao fortalecimento de escolas indígenas, quilombolas e da rede pública. Propõe a realização de oficinas, a produção de material de uso pedagógico e a constituição de bancos de dados (em hipermídia) na UFSC voltados para a preservação da memória de acervos antropológicos (AVISC) e das trajetórias de estudantes negros e indígenas na instituição (Observatório).

Integrantes: Antonella Maria Imperatriz Tassinari – Coordenador / José Nilton de Almeida – Integrante / Rafael Vitorino Devos – Integrante / Marcelo Tragtenberg – Integrante / Vânia Beatriz Monteiro da Silva – Integrante.

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Antonella Maria Imperatriz Tassinari. Articulando Saberes: possibilidades de diálogos na escola indígena Itaty de Morro dos Cavalos. 2008 – 2009

Descrição: O projeto tem como objetivo principal trabalhar as possibilidades e as dificuldades de articulação entre os saberes nativos guarani e aqueles advindos da escola e desenvolver material instrucional, através de oficinas curriculares, para as escolas guarani. Está sendo desenvolvido a escola Itaty da aldeia Morro dos Cavalos, que atende crianças da 1ª à 7ª série do ensino fundamental, além de uma turma do CEJA ( Centro de Educação de Jovens e Adultos), que atende jovens na etapa de alfabetização, nivelamento, 5ª a 8ª e ensino médio..

Integrantes: Antonella Maria Imperatriz Tassinari – Coordenador / Marliese Vicenzi – Integrante / Viviane Coneglian C. Vasconcelos – Integrante.

 

Edviges Marta Ioris. Indígenas e Negros no Ensino Superior e em Acervos Virtuais. 2014 – 2015

Descrição: Com a preocupação de ajudar a promover efetivo acesso dos indígenas à Universidade, e de colaborar para a consolidação e o sucesso das políticas afirmativas de inclusão dos indígenas no alunato da UFSC, o Projeto visa o desenvolvimento de um conjunto de atividades de formação e de divulgação sobre o Programa de Ações Afirmativas, assim como de promoção e valorização do conhecimento indígena. Essas atividades buscarão o envolvimento direto dos estudantes indígenas na UFSC, muitas das quais serão desenvolvidas em seus territórios de origens. Elas buscarão fomentar uma reflexão crítica e profunda da produção intelectual indígena, do papel e situação do indígena na universidade e na sociedade brasileira, além de contribuir para a construção de um exercício dialógico e intercultural com diferentes formas de produção de conhecimento. Desta forma, buscarão ajudar na construção de uma nova universidade, sensível e capaz de contribuir no atendimento das demandas das populações indígenas por um ensino superior de qualidade, e altamente comprometido com a ética e a responsabilidade social. O Projeto tem os seguintes objetivos: 1. Construir um espaço comum de trocas de saberes e fazeres entre a Universidade e os indígenas, constituindo-se em um laboratório de aprendizagem coletiva, interdisciplinar e interinstitucional de produção e valorização do conhecimento e experiências indígenas. 2. Identificar demandas de caráter cultural, de inserção social e econômica, a fim de possibilitar um efetivo e genuíno diálogo intercultural entre a Universidade e os povos indígenas. 3. Divulgar informações e entre a comunidade acadêmica da UFSC sobre os grupos indígenas do estado de Sul do país, especialmente, Santa Catarina, promovendo maior visibilidade sobre suas histórias, modos de vida, e de produção do conhecimento. 4. Fomentar a discussão do papel político, histórico, e cidadão dos indígenas na atual conjuntura universitária brasileira. 5. Preparação de estudantes indígenas da UFSC para sistematizar as experiências que trazem das aldeias e que vivem na academia, e dotá-los de instrumentos metodológicos para compreender e lidar com o universo acadêmico, e para que ajudem a divulgar as formas de acesso à Universidade junto as suas aldeias.

Integrantes: Edviges Marta Ioris – Coordenador / Antonella Maria Imperatriz Tassinari – Integrante / Marcelo Tragtenberg – Integrante / Francine Pereira Rebelo – Integrante.

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Edviges Marta Ioris. Ações Afirmativas para a Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Ensino Superior de Santa Catarina. 2013 – 2013

Descrição: Visando à promoção da igualdade étnico-racial no acesso a bens culturais e ao ensino superior, o programa pretende desenvolver ações que contribuam para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, a partir de ações específicas voltadas ao fortalecimento de escolas indígenas, quilombolas e da rede pública (esta última da Coordenadoria Estadual de Educação da Região de Florianópolis – 18ª GECTEC). Propõe a realização de oficinas, a produção de material de uso pedagógico e a constituição de bancos de dados (em hipermídia) na UFSC voltados para a preservação da memória de acervos antropológicos (AVISC) e das trajetórias de estudantes cotistas na UFSC (Observatório).

Integrantes: Edviges Marta Ioris – Integrante / Antonella Maria Imperatriz Tassinari – Integrante / Marcelo Tragtenberg – Coordenador / Francine Pereira Rebelo – Integrante.