Teses, dissertações e livros sobre infância indígena

Autor/a Ano Tipo Título Outras referências Palavras-Chave Localização
Cariaga, Diógenes Egidio 2012 Dissertação As transformações no modo de ser criança entre os Kaiowá em Te’ýiuke (1950-2010) -Orientação: Prof. Dr. Levi Marques Pereira

 

-UFGD, Dourados – MS

Crianças kaiowá; modo de ser; transformações; Organização Social  
Barbosa, Pablo Antunha 2005-2006 Memoire de Master 1 Ethnologie et Sociologie Comparative Education et Indigénisme au Brésil: pour une Anthropologie de I’Etat – Orientação: Laurence Goury

– Université de Paris

   
Baptista, Marcela Meneghetti 2011 Dissertação Avaliação da adequação das políticas públicas ao mbyá reko (modo de ser guarani) na região metropolitana de Porto Alegre: uma discussão sobre o etnodesenvolvimento – Orientação: Prof. Dra. Gabriela Coelho-de-Souza

 

– UFRG, Porto Alegre – RS

 

Modo de ser guarani; conceitos guarani; diálogo interétnico; direitos indígenas;  
Nardi, Roberta 2007 Trabalho de Conclusão de Curso Estudo sobre o impacto da mídia e da publicidade nas representações infantis – Orientação: Prof. Dra. Maria Soledad Etcheverry Orchard

 

– UFSC, Florianópolis – SC

Criança; consumo; televisão; propaganda  
Gomes, Alexandre Oliveira 2012 Dissertação Aquilo é uma coisa de índio: objetos, memória e etnicidade entre os kanindé do Ceará – Orientação: Prof. Dr. Renato Monteio Athias

– UFPE, Pernambuco – PE

Objetos; memória; etnicidade  
Menezes, Gustavo Hamilton 2010 Tese Yanomami na encruzilhada da conquista: estratégia interétnica e transformação social na fronteira amazônica – Orientação: Prof. Dra. Alcida Rita Ramos

– UnB, Brasília – DF

   
Silva, Rogerio Correia da 2011 Tese Circulando com os meninos: Infância, participação e aprendizagens de meninos indígenas Xakriabá – Orientação: Ana Maria Rabelo Gomes

– UFMG, Belo Horizonte – MG

Educação indígena; criança indígena; participação; aprendizagem  
Melo, Clarissa Rocha de 2008 Dissertação Corpos que falam em silêncio: Escola, Corpo e Tempo entre os Guarani – Orientação: Antonella Maria Imperatriz Tassinari

– UFSC, Florianópolis -SC

Educação Guarani, corpo, tempo.  
Cruz, Fernanda 2014 Tese Jovens em devir: invenção de novas possibilidades de vida para além da institucionalização – Orientação: Sônia Maluf

– UFSC, Florianópolis – SC

Desinstitucionalização; jovens “egressas”; invenção; devir; serviços de acolhimento  
Hentz, Maria Izabel de Bortoli 2005 Tese Nas vozes da educação escolar indígena: os sentidos no discurso dos professores xokleng como elementos constitutivo da identidade – Orientação: Profa. Dra. Terezinha Kuhn Junkes

– UFSC, Florianópolis – SC

Educação escolar; educação escolar indígena; discurso; texto; significação  
Grando, Beleni Salete 2003 Tese As relações interculturais nas práticas corporais bororo em Meruri-MT: em busca de referências para a formação de professores – Orientação: Prof. Dr. Reinaldo Matias Fleuri; Co-orientadora: Profa. Manuela Hasse

– UFSC, Florianópolis – SC

   
Grando, Beleni Saléte 2004 Tese Corpo e educação: as relações interculturais práticas corporais bororo em meruri-MT – Orientação: Prof. Dr. Reinaldo Matias Fleuri; Co-orientadora: Profa. Manuela Hasse

– UFSC, Florianópolis – SC

   
Miranda, Sarah Siqueira de 2009 Dissertação Aprendendo a ser Pataxó: um olhar etnográfico sobre as habilidades produtivas das crianças de coroa vermelha, Bahia – Orientação: Profa. Dra. Maria Rosário G. de Carvalho

– UFBA, Salvador – BA

Pataxó; crianças indígenas; infância; trabalho infantil; agência criativa  
Cohn, Clarice 2000 Dissertação A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado – Orientação: Lux Boelitz Vidal

– USP, São Paulo – SP

   
Ferreira, Mariana Kawall Leal 1992 Dissertação Da origem dos homens à conquista da escrita: um estudo sobre povos indígenas e educação escolar no Brasil – Orientação:

– USP, São Paulo – SP

   
Djaló, Mamado 2014 Tese Relações sul-sul: a cooperação Brasil – Guiné Bissau na educação superior no período de 1990-2011 – Orientação: Profa. Dra. Elizabeth Farias da Silva

– UFSC, Florianópolis – SC

Educação superior; Brasil; Guiné-Bissau; Cooperação; Estado-nação; unificação identitária  
Brito, Mirella Alves de 2014 Tese Entre cobras e lagartixas: crianças em instituições de acolhimento se construindo sujeitos na maquinaria da proteção integral – Orientação: Sônia Weidner Maluf

– UFSC, Florianópolis – SC

Criança; adoção; sujeito; institucionalização; etnografia  
Limulja, Hanna Cibele Lins Rocha 2005 Trabalho de conclusão de curso Relações entre crianças kaigang e crianças não-índias dentro de um contexto escolar diferenciado – Orientação: Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari    

 

Weber, Cátia 2007 Dissertação Tornar-se professor xokleng/laklãnõ: escolarização, ensino superior e identidade étnica – Orientação: Prof. Dr. Reinaldo Matias Fleuri; co-orientação: Cristina Tramonte  

 

 

 

 
Oliveira, Diogo 2011 Dissertação Arandu nhembo’ea: sentir-conhecer-aprender: cosmologia, subsistência e xamanismo entre os Guarani-Chiriprá no litoral de Santa Catarina – Orientação: Esther Jean Langdon; co-orientação: Alcindo Vera-Tupã Moreira; co-orientação indígena: Geraldo Karai Oke’nda Moreira

– UFSC, Florianópolis – SC

Arando; índios Guarani; etnologia; conhecimento; experiência; aprendizagem  
Belz, Karina Cristiane 2008 Dissertação Educação escolar kaingang: do discurso oficial às práticas efetivas – Orientação: Profa. Dra. Cristina Tramonte

– UFSC, Florianópolis –SC

Índios kaingang; RCNEI/Indígena; prática escolar; educação escolar indígena  
Pereira, Angela Maria Nunes Machado 1997 Dissertação A sociedade das crianças A’uwe-Xavante: por uma antropologia da criança – Orientação: Maria Aracy de Padua Lopes da Silva

– USP, São Paulo – SP

   
Seára, Éliton Clayton Rufino 2012 Dissertação Movimento (s) e diálogos interculturais: um estudo da dança tchondaro dos Guarani da aldeia M’Biguaçu – Orientação: Profa. Dra. Cristina Tramonte; co-orientação: Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari

– UFSC, Florianópolis – SC

Educação Guarani; dança do tchondaro; corpo  
Oliveira, Melissa Santos de 2002 Trabalho de Conclusão de Curso Reflexo das águas cristalinas – um estudo sobre a presença da Escola Indígena Yynn Moroti Wherá na Aldeia Guarani Mbiguaçú, SC – Orientação: Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari

– UFSC, Florianópolis –SC

   
Silva, Jeniffer Caroline da 2014 Dissertação Bolas, brinquedos e jogos: práticas de lazer e futebol na tradição dos kaingáng da terra indígena Xapecó/SC – Orientação: Profa. Dra. Ana Lúcia Vullfe Nötzold

– UFSC, Florianópolis – SC

Kaingáng; História oral; infância; brincadeiras indígenas; futebol  
Vasconcelos, Viviane Coneglian Carrilho de 2011 Dissertação Tramando redes: parentesco e circulação de crianças guarani no litoral de Santa Catarina – Orientação: Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari Criança guarani; parentesco; circulação de crianças  
Fernandes, Felipe Bruno Martins 2011 Tese A agenda anti-homofobia na

Educação brasileira (2003-2010)

– Orientaçã: Profa. Dra. Miriam Pillar Grossi

– Co-orientação: Profa. Dra. Joana Maria Pedro

Homofobia, interdisciplinariedade; Políticas públicas; tensões; educações  
Mantovanelli, Thais 2011 Dissertação Crianças invisíveis da Reserva indígena Icatu SP – Orientação: Profa. Dra. Clarice Cohn

– UFSCar, São Carlos – SP

Antropologia da criança; etnologia indígena; Kaingang, etiquetas de restrição  
Hofman, Angela Ariadne 2004 Dissertação Karaí Nhe’e Katu: Discussões em torno da escola em uma comunidade Guarani – Orientação: Beatriz T. Daudt Fischer

-UNISINOS, São Leopoldo – RS

Educação indígena; escola indígena; políticas educacionais; Guarani  
Marchi, Ria de C. 2007 Tese Os sentidos (paradoxais) da infância nas ciências sociais: um estudo de sociologia da infância crítica sobre a “não-criança” no Brasil – Orientação: Profa. Dra. Luzinete Simões Minella

– UFSC, Florianópolis – SC

Sociologia da infância; infância contemporânea; infância pobre; crianças “de rua”  
Fermino, Antonio Luis 2012 Dissertação O jogo de futebol e o jogo das relações entre os Laklãnõ/Xokleng – Orientação: Profa. Dra. Cristina de Azevedo Tramonte; co-orientação: Profa. Dra. Beleni Salete Grando

– UFSC, Florianópolis – SC

Sociedade indígena; corpo; futebol

 

 
Gobbi, Izabel 2006 Dissertação A temática indígena e a diversidade cultural nos livros didáticos de História: uma análise dos livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático – Orientação: Prof. Dr. Jacob Carlos Lima

– UFSCar, São Carlos – SP

   
Silva, Eliane Santos da 2003 Trabalho de Conclusão de Curso Estudando fora da aldeia: a experiência de 4 estudantes Xokleng na Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul – Orientação: Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari

– UFSC, Florianópolis – SC

   
Oliveira, Melissa Santana de 2004 Dissertação Infância, educação e religião entre os Guarani de M’Biguaçu, SC – Orientção: Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari

UFSC, Florianópolis – SC

   
Jesus, Suzana Cavalheiro de 2011 Dissertação No campo da educação escolar indígena: uma etnografia sobre territorialidade, educação e infância na perspectiva Mbyá-Guarani – Orientação: Profa. Dra. Ceres Karam Brumm

– UFSM, Santa Maria – RS

Antropologia; indigenismo; territorialidade; educação; infância  
Marqui, Amanda Rodrigues 2012 Dissertação Tornar-se aluno (a) indígena – A etnografia de uma escola Guarani Mbya – Orientação: Profa. Dra. Clarice Cohn

– UFSCar, São Carlos – SP

Guarani Mbya; antropologia da criança; educação escolar  

 

Codonho, Camila Guedes 2007 Dissertação Aprendendo entre pares: a transmissão horizontal de saberes entre as crianças indígenas Galibi-Marworno (Amapá, Brasil) – Orientação: Profa. Dra. Antonella Maria Imperatriz Tassinari

– UFSC, Florianópolis – SC

Antropologia da infância; etnologia indígena; saberes horizontais  
Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches 2009 Tese Vozes infantis: as culturas das crianças sateré-mawé como elementos de (des) encontros com as culturas da escola – Orientação: Dra. Eloísa Acires Candal Rocha

– UFSC, Florianópolis – SC

 
Conceição, Daniel Machado da 2014 Trabalho de Conclusão de Curso Estudante-Atleta: caminhos e descaminhos no futebol – entre o vestiário e o banco escolar – Orientação: Profa. Dra. Mirian Pillar Grossi

– UFSC, Florianópolis – SC

Categoria de base; Escolarização; Formação; Futebol; Treinamento  
Silveira, Lídia Márcia Lima de Cerqueira 2012 Dissertação O processo de estadualização da educação escolar indígena em Pernambuco: a experiência do povo Fulni-ô – Orientação: Luciana Marques Rosa

– UFPE, Recife – CE

Educação escolar indígena; povo Fulni-ô; processo de Estadualização; educação específica, diferenciada e intercultural  
Paladino, Mariana 2006 Tese Estudar e experimentar na cidade: trajetórias sociais, escolarização e experiência urbana entre “jovens” indígenas ticuna, Amazonas – Orientação: Antonio Carlos de Souza Lima

– UFRJ, Rio de Janeiro – RJ

   
Garcia, Dina Susana Mazariegos 2010 Dissertação “Trajetória e resistência”: uma análise antropológica das emergentes práticas discursivas das mulheres intelectuais mayas na Guatemala (1988-2088) – Orientação: Dra. Antonella Tassinari

– Co-orientação: Dra. Mirian Grossi

– UFSC, Florianópolis – SC

   
Carniel, Fagner 2013 Tese A invenção (pedagógica) da surdez: sobre a gestão estatal da educação especial na primeira década do século XXI – Orientação: Profa. Dra. Elizabeth da Silva Farias

– UFSC, Florianópolis – SC

Surdez; educação inclusiva; gestão educacional  

 

Brazzabeni, Micol 2005-2006 Tese Scuola indígena e a formazione degli insegnati. Una ricerca etnográfica tra i tikmu’um (maxakali) del minas gerais, brasile – Tutor interno: Prof. Mia Busoni

– Tutor esterno: Prof. Leonardo Piasere

– Co-Tutor: Prof. Maura Striano

   

 

Sanhá, Cirilo 2014   Do ensino público ao ensino de iniciativa comunitária – análise do desenvolvimento e impacto das Escolas Comunitárias na Guiné-Bissau e as intervenções das ONGs FEC & PLAN – Orientadora: Prof.ª: Janice Tirelli Sousa Ponte Guiné-Bissau; participação; comunidade; escola; organizações não governamentais.