Artigos publicados

Lista de artigos [banco de dados] publicados por pessoas da equipe do NEPI em revistas da UFSC e em revistas online:

 

Antonella Maria Imperatriz Tassinari:

Tassinari, Antonella Imperatriz. Mitologia se Ensina na Escola? Reflexões a partir do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC. ILHA – REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 24, p. 13-32, 2022.

TASSINARI, ANTONELLA. A -mãe do corpo-: conhecimentos das mulheres Karipuna e Galibi-Marworno sobre gestação, parto e puerpério. Horizontes Antropológicos (online), v. 27, p. 95-126, 2021.

TASSINARI, A. M. I.; JESUS, S. C. ; MELO, Clarissa . Infância indígena no Sul do Brasil: considerações a partir de uma disciplina de Licenciatura Indígena. R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR, v. 11, p. 401-423, 2019.

TASSINARI, A. M. I.. ‘A Casa de Farinha é a Nossa Escola’: aprendizagem e cognição Galibi-Marworno. Política & Trabalho (Online), v. 43, p. 65-96, 2016.

TASSINARI, A. M. I.. Resultados e desafios da inclusão de estudantes indígenas pela política de ações afirmativas da UFSC. CADERNOS DO GEA, v. 2, p. 43-51, 2016.

TASSINARI, A. M. I.. Produzindo corpos ativos: a aprendizagem de crianças indígenas e agricultoras através da participação nas atividades produtivas familiares. Horizontes Antropológicos (online), v. 21, p. 141-172, 2015.

TASSINARI, ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ; IORIS, EDWIGES MARTA; ALMEIDA, JOSÉ NILTON DE ; JESUS, SUZANA CAVALHEIRO DE. A presença de estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Catarina: um panorama a partir do Programa de Ações Afirmativas – PAA/UFSC.. Século XXI – Revista de Ciências Sociais, v. 3, p. 212-236, 2013.

TASSINARI, A. M. I.. O que as crianças têm a ensinar a seus professores? Contribuições a partir da Antropologia. Antropologia em Primeira Mão, v. 130, p. 1-20, 2011.

TASSINARI, A. M. I.; GOBBI, I. . Políticas Públicas e Educação para Indígenas e sobre Indígenas. Educação (UFSM), v. 34, p. 95-112, 2009.

TASSINARI, A. M. I.. A Educação Escolar Indígena no Contexto da Antropologia Brasileira. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 10, p. 217-244, 2009.

TASSINARI, A. M. I.. Missões Jesuíticas na Região do Rio Oiapoque. Antropologia em Primeira Mão, Ilha de Santa Catarina, v. 43, p. 1-12, 2000.

TASSINARI, A. M. I.. Os Povos Indígenas do Oiapoque: produção de diferenças em contexto inter-étnico e de políticas públicas. Antropologia em Primeira Mão, Florianópolis, v. 39, p. 1-37, 1999.

TASSINARI, A. M. I.. A Educação Escolar nas aldeias Karipuna do Uaçá. Boletim da ABA, Florianópolis, n.16, p. 14-14, 1993.

 

Ari José Sartori:

SARTORI, Ari J.. O Ensino da Antropologia nos cursos de licenciatura e bacharelado: ‘o que’ ensinam e ‘como’ ensinam. Revista Café com Sociologia, v. 4, p. 112-132-130, 2015.

SARTORI, Ari J.. O Ensino da Antropologia para quem não vai ser Antropólogo. Percursos (Florianópolis. Online), v. 13, p. 99-119, 2012.

 

Edviges Marta Ioris:

IORIS, E. M.. Fragmentos que fazem diferença: narrativas indígenas na reconstrução do passado e das identidades étnicas. Antropologia em Primeira Mão, v. 124, p. 1-15, 2011.

IORIS, E. M.. Identidades Negadas, Identidades Construídas: Processos Identitários e Conflitos Territoriais na Amazônia. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 11, p. 219-264, 2010.

 

Denize Refatti: 

REFATTI, DENIZE. Os sonhos da criança Ava-guarani: circulação de saberes e autonomia da infância indígena através da participação na experiência onírica na aldeia Ocoy/Pr. R@U: REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR, v. 11, p. 123-139, 2019.

 

Diógenes Egídio Cariaga: 

CARIAGA, D. E.; JESUS, S. N. ; PEREIRA, Levi Marques. Os problemas nos direitos: os efeitos da extensão das políticas de direitos da criança e adolescente entre os Kaiowá e Guarani. R@U: REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR, v. 11, p. 282-307, 2019.

ROBERTI JUNIOR, JOÃO PAULO ; CARIAGA, DIÓGENES EGIDIO ; SEGATA, JEAN . Antropologia como (In)Disciplina: notas sobre uma relação imprecisa entre campo e escrita. ILHA. REVISTA DE ANTROPOLOGIA (FLORIANÓPOLIS), v. 17, p. 101, 2015.

 

Edilma do Nascimento Jacinto Monteiro:

MONTEIRO, Edilma do Nascimento Jacinto. ‘Entre Primos(as)’. NOVOS DEBATES – FÓRUM DE DEBATES EM ANTROPOLOGIA, v. 7, p. 255-267, 2022.

MONTEIRO, Edilma do N.J.; PIRES, Flávia F . Party as perspective? between Calon in Mamanguape, Paraíba (Brazil): abundance and ostentation in Gypsies transforming borders. Civitas (Porto Alegre), v. 3, p. 488-498, 2020.

MAIA, C. M. ; MONTEIRO, Edilma do N.J. . ESTUDOS CIGANOS NO BRASIL ? PERSPECTIVAS E ENTRELAÇAMENTOS ETNOGRÁFICOS – APRESENTAÇÃO. NOVOS OLHARES SOCIAIS, v. 3, p. 3-9, 2020.

MONTEIRO, Edilma do N.J.. CALINS: MENINAS E MULHERES CIGANAS. NOVOS OLHARES SOCIAIS, v. 3, p. 192-203, 2020.

MONTEIRO, R. J. ; Monteiro, Edilma do N.J. . A MASCULINIDADE CIGANA EM PROCESSO: uma análise etnográfica a partir dos Calon da costa norte da Paraíba. ÁLTERA REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 02, p. 129, 2018.

MONTEIRO, Edilma do N.J.; MONTEIRO, R. J. . Cotidiano, festas e festividades como momentos de aprendizagem. ÁLTERA REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 02, p. 284, 2018.

MONTEIRO, Edilma do N.J.. EDUCAÇÃO ENTRE CIGANOS NA PARAÍBA: OBSERVANDO PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA. REVISTA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÕES ANTROPOLÓGICAS, v. II, p. 33-47, 2017.

MONTEIRO, Edilma do Nascimento Jacinto; GOLDFARB, MARIA PATRÍCIA LOPES . A INFÂNCIA CALON: NOTAS SOBRE O -SER CRIANÇA- ENTRE OS CIGANOS NO VALE DO MAMANGUAPE- PARAÍBA/BRASIL. FRAGMENTOS DE CULTURA, v. 27, p. 19, 2017.

 

Elis do Nascimento Silva:

SILVA, E. N.; KELLER, M. C. Carona: uma alternativa para a mobilidade urbana em Florianópolis. MOSAICO SOCIAL, v. V, p. 204-219, 2010.

 

Francine Pereira Rebelo:

REBELO, F. P.. (Resenha) O feminismo de volta nos trilhos. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS, v. 29, p. 1-4, 2021.

REBELO, F. P.; BALDUINO, J. P. A. . (Resenha) Oyěwùmí, Oyèrónkẹ́. 2017. La invención de las mujeres: Una perspectiva africana sobre los discursos occidentales del género. Bogotá: en la frontera. R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR, v. 12, p. 316-320, 2020.

REBELO, F. P.; GOES, L. M. . Engenheiras: reflexão sobre a atuação acadêmica e profissional das mulheres. MOSAICO SOCIAL, v. IV, p. 83-93, 2008.

 

Maria José Reis:

SABOYA, R. ; ABIB, S. W. ; REIS, M. J. Capacitação e mobilização: a perspectiva da participação cidadã no Plano Diretor de Balneário Camboriú (SC) Brasil. Revista da Gestão Costeira Integrada, v. 10, p. 567-587, 2010.

REIS, M. J. A instalação de hidrelétrica no Vale do Rio Uruguai e a constituição de um campo social de conflitos. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 10, p. 27-50, 2009.

GÓMEZ, Cíntia Uller ; REIS, M. J. ; SCHEIBE, L. F. Fumicultores pluriatividade e produção para auto-consumo como estratégias reprodutivas entre os agricultores familiares de Botuverá (SC/Brasil). Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 43, p. 415-428, 2009.

REIS, M. J.; GÓMEZ, Cíntia Uller ; SCHEIBE, L. F. Estratégias reprodutivas de agricultores familiares em Botuverá, Santa Catarina, Brasil. Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 43, p. 415-428, 2009.

REIS, M. J.; CATULLO, María Rosa ; CASTELLS, Alícia Norma González de. Patrimônio: reassentamento compulsório e turismo. Um estudo comparativo sobre Federación (Argentina) e Itá (Brasil). Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), PPGAS/UFSC, Florianópolis, SC, v. 5, n.2, 2003.

REIS, M. J. Estado, hidrelétricas e sociedades: implicações político-ideológicas. Boletim de Ciências Sociais, Editora da UFSC, v. 1, n.57, 1993.

REIS, M. J.; WARREN, Ilse Scherer. O movimento dos atingidos pelas barragens do uruguai: unidade e diversidade. Boletim de Ciências Sociais., Editora da UFSC, v. 1, n.48, 1988.

REIS, M. J.; WARREN, Ilse Scherer. As barragens do Uruguai: a dinâmica de um Movimento Social. Boletim de Ciências Sociais, Editora da UFSC, v. 1, n.41, 1986.

REIS, M. J.. In Memorian – Alroino Baltazar Eble. Revista de Ciências Humanas (Florianópolis), Florianópolis, v. 6, n.9, 1985.

REIS, M. J.; FOSSARI, T. . In Memorian – João Alfredo Rohr. Anais do Museu de Antropologia Ufsc, Florianópolis, v. XVI, n.17, 1984.

REIS, M. J.. A responsabilidade social no ensino de antropologia. Cadernos do PPGCS/UFSC, Florianópolis, v. 19, 1980.

REIS, M. J.. As Casas Subterrânes de Santa Catarina – Projeto de Pesquisa. Anais do Museu de Antropologia, Florianópolis, v. 4, 1971.

 

Maria Octávia Nóbrega Costa:

MELO, C. R. ; COSTA, Maria Octavia Nóbrega. Ações a partir do PROEXT/MEC na UFSC: Impactos das oficinas em escolas públicas, indígenas e quilombolas na ampliação do acesso à Universidade Pública. CADERNOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE, v. 6, p. 249-272, 2020.

 

Melissa Santana de Oliveira: 

OLIVEIRA, M. S.. Crônica sobre vida e morte o que/como eu aprendi (d)aquilo que minhas amigas Tukano me mostraram do seu mundo. CADERNOS DE CAMPO (USP), v. 29, p. 225-246, 2020.

OLIVEIRA, M. S.. Vida, poder e conhecimento: cuidados contemporâneos em torno do nascimento entre grupos Tukano Orientais do médio rio Tiquié, Noroeste Amazônico. R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR, v. 11, p. 35-64, 2019.

 

Rafael Benassi dos Santos: 

SANTOS, R. B.. Índios, futebol e um estudante em formação: relato de uma experiência acadêmica. EntreVer, v. 2, p. 20-32, 2012.

 

Suzana Cavalheiro de Jesus: 

JESUS, S. C. de; TASSINARI, A. M. I. ; MELO, C. R. Infância indígena no Sul do Brasil: considerações a partir de uma disciplina de Licenciatura Indígena. R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR, v. 11, p. 401-423, 2019.

JESUS, S. C. de; TASSINARI, A. M. I. ; ALMEIDA, J. N. ; IORIS, E. M. . A presença de estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Catarina: um panorama a partir do Programa de Ações Afirmativas – PAA/UFSC.. Século XXI – Revista de Ciências Sociais, v. 3, p. 213-236, 2013.