Acampamento Terra Livre ATL

04/05/2017 15:36

Neste ano de 2017 aconteceu o 14° Acampamento Terra Livre ATL, do dia 24 a 28 de Abril em Brasília DF, que reuniu mais de quatro mil indígenas, aproximadamente 200 povos de diferentes lugares do país, que contou com a presença de várias lideranças importantíssimas do movimento indígena de todo o Brasil, como Sonia Guajajara e o Cacique Raoni Metuktire Caiapó e também vários apoiadores do movimento indígena no Brasil como também do exterior. Foi uma semana de intensas atividades, mesas e grupos discutiram vários temas importantes para os povos indígenas como a terra,saúde, educação, proposições anti-indígenas que tramitam no congresso.

O movimento indígena também começou a articular uma aliança internacional com varias lideranças de seis países, Panamá, Guatemala, Costa Rica, Bolívia, Equador e Indonésia, teve também um fortalecimento em relação a  juventude e as mulheres indígenas.

no dia 25/04 aconteceu a primeira marcha e na chegada ao congresso os indígenas foram recebidos a balas de borracha e gás lacrimogênio pelos policiais, sem contar que durante toda a semana foram intimidados pela policia, que sempre estavam fazendo rondas sendo de viaturas ou de helicóptero onde os indígenas estavam acampados. No dia 27/04 teve mais uma marcha pacífica contra os retrocessos que ameaçam seus direitos.

Esse ATL mostrou quão forte é o movimento indígena,  e que os povos indígenas não vão deixar que haja retrocesso nos seus direitos já conquistados, lutaram até o fim.

-“Diga ao povo que avance

-Avançaremos

fotos da marcha realizada pelos indígenas.