Seleção de bolsista PIBIC – CAPES/SECADI – Edital 02 2018

06/08/2018 19:19

Projeto “Direitos Humanos, Antropologia, Educação: experiências de formação em Gênero e Diversidades”

Este edital se destina a seleção de graduando/a dos Cursos de Antropologia, Ciências Sociais, Museologia ou áreas afins para o atuarem 05 meses (entre agosto e dezembro de 2018), no projeto Direitos Humanos, Antropologia, Educação: experiências de formação em Gênero e Diversidades, ​junto ao Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) e Núcleo de Estudos de Populações Indígenas (NEPI) da UFSC.

  1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O projeto Direitos Humanos, Antropologia e Educação: análise de experiências de formação em Gênero e Diversidades visa a análise de políticas públicas federais de formação de professoras/es, desenvolvidas nos últimos quinze anos no Brasil nas temáticas de gênero/sexualidade, educação indígena e ações afirmativas. Contemplado pelo edital 038/2017 da CAPES que visa “Estimular e apoiar a formação de recursos humanos por meio da realização de projetos de pesquisa dedicados à temática de Educação em Direitos Humanos & Diversidades, com o propósito de aprofundar as análises acerca das relações, desdobramentos e implicações envolvendo a questão”.

As pesquisas desenvolvidas pela/os bolsista serão de cunho etnográfico e documental visando:

a) Analisar o impacto na rede de ensino público de Santa Catarina dos cursos GDE – Gênero e Diversidade na Escola e Licenciatura Indígena desenvolvidos na UFSC;

b) Estudar o impacto dos projetos PROEXT/MEC desenvolvidos entre 2008 e 2015 na UFSC pelas equipes do NIGS/UFSC e NEPI/UFSC referentes a ações de extensão universitária nos campos de Gênero/Sexualidade e Diversidades Étnico/Raciais, incluindo neste campo, o acompanhamento das políticas de ações afirmativas e diversidades na UFSC;

c) Estudar o impacto do Programa Nacional Gênero e Ciências (SPM/CNPq) e das atividades desenvolvidas pelo Instituto de Estudos de Gênero IEG/UFSC (curso de curta duração de Gênero e Feminismo, Mundo de Mulheres/Fazendo Gênero) na constituição do campo de estudos feministas e de gênero no Brasil;

d) Trabalhar com dados levantados pela equipe do NIGS junto à 3ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres e na Pesquisa Avaliação do Prêmio Igualdade de Gênero (2005- 2015).

  1. DO OBJETO GERAL DO PROJETO:

Possibilitar a/ao bolsista, estudante de graduação, o aprofundamento do conhecimento científico, no que tange à realização de pesquisa documental e etnográfica junto ao projeto, à organização de eventos científicos e ao aprendizado de formas de produção acadêmica para divulgação dos de resultados de pesquisa.

  1. DOS REQUISITOS PARA AS/OS CANDIDATOS(AS):

Para ser elegível, a/o estudante deverá atender aos seguintes critérios:

3.1. Ser estudante regularmente matriculado/a nos cursos de Graduação em Antropologia, Ciências Sociais, Museologia ou áreas afins da UFSC.

3.2. Ter o currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq no ano corrente.

3.3. Dedicar-se por 20 horas semanais às atividades acadêmicas e de pesquisa, sendo o período vespertino da quarta-feira dedicado às reuniões da equipe.

3.4. Não possuir, durante a vigência da bolsa, vínculo empregatício ou bolsa de outro programa de Iniciação Científica e/ou tecnológica, monitoria ou extensão. 3.5. Ter bom desempenho acadêmico. Não poderá ser indicado bolsista com IAA inferior a 6,0.

3.6. Preferencialmente, estar cursando a disciplina Antropologia da Educação e/ou ter cursado disciplinas nas áreas de gênero, relações étnico-raciais e educação.

3.7. Preferencialmente ter familiaridade com o uso de pacotes Office, com programas de edição de imagens e vídeos, além de experiência na organização de eventos científicos.

3.8. Caso esteja no último ano do curso, deverá desenvolver projeto de TCC com assunto relacionado às temáticas vinculadas ao projeto da bolsa

3.9. Possuir conta corrente própria e ativa no Banco do Brasil no momento da entrega do Termo de Outorga. Contas bancárias conjuntas, contas poupança ou contas em outros bancos não serão aceitas, pois impossibilitam o pagamento da bolsa.

  1. INSCRIÇÕES:

As inscrições deverão ser feitas por via eletrônica através do e-mail do NIGS (nigs25anos@gmail.com) até o dia 08 de agosto de 2018 às 12 horas.

  1. DA SELEÇÃO E ENTREVISTA:

A seleção será realizada em com base na:

5.1.Análise da documentação listada no Item 6.

5.2.Entrevista presencial com as/os candidatas/os na quarta feira 08 de agosto de 2018 às 16hs, na sala do NEPI (313, bloco B, CFH).

OBS. Candidatos/as que não entregarem todos os documentos solicitados no item 6 deste Edital ou que não comparecerem à entrevista serão desclassificados/as.

  1. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À ENTREVISTA

Durante a entrevista, os/as candidatos/as devem estar munidos dos seguintes documentos impressos:

6.1. Currículo Lattes atualizado.

6.2. Histórico escolar do curso de graduação.

6.3. Questionário em anexo respondido.

  1. DO RESULTADO

O resultado da seleção será divulgado na página do NIGS/UFSC no dia 09/08/2018 (http://nigs.ufsc.br/). A/o candidata/o selecionado/a em primeiro lugar deverá estar apta/o a fazer imediatamente os encaminhamentos da bolsa junto à CAPES e dar início às atividades em 13/08/2018.

  1. DA BOLSA

O/a candidato/a selecionado/a receberá bolsa de iniciação científica da CAPES, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por mês, depositada diretamente na sua conta bancária.

 

Comissão de Seleção: Antonella Tassinari, Alexandra Alencar, Edilma Monteiro

ANEXO

Projeto “Direitos Humanos, Antropologia, Educação: experiências de formação em

Gênero e Diversidades”

 Questionário  referente ao Edital 02  de Seleção de Bolsista PIBIC- CAPES a ser entregue no momento da entrevista juntamente com o Histórico Escolar e Currículo Lattes

NIGS – NEPI – CFH – UFSC

1) Nome:

2) Curso:

3) Fase:

4) Interesses de Pesquisa:

5) Experiências em outros núcleos como bolsista ou voluntário:

6) Disponibilidade de horários para atuar como bolsista no projeto:

7) Faça uma breve pesquisa online sobre os projetos abaixo e apresente questões que despertaram seu interesse ou chamaram sua atenção para cada um dos tópicos

listados abaixo (no máximo 4 linhas cada):

a) Cursos de aperfeiçoamento e especialização GDE – Gênero e Diversidade na

Escola.

b) Projeto de Extensão Proex/Nigs “Projeto Papo Sério”.

c) Políticas da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) da UFSC.

d) Projetos de extensão Proex/NEPI “Ações Afirmativas UFSC”.

e) Licenciatura Indígena na UFSC.

 

9) Apresente um argumento de um parágrafo sobre a importância desse tipo de iniciativa

dentro das escolas e universidades brasileiras.