#vidas negras importam!

09/06/2020 16:54

Nota de repúdio às práticas racistas e à violência policial

O NEPI vem a público manifestar seu apoio às recentes manifestações populares em favor das vidas negras e repúdio às práticas racistas e à violência policial, que têm brutal e sistematicamente ceifado vidas de crianças, jovens e adultos do povo negro no Brasil e em vários países do mundo. Os recentes episódios de assassinato de pessoas negras pelas forças de segurança e repressão, seja no Brasil ou nos Estados Unidos, dão continuidade a um processo histórico de ações violentas e racistas que tem sido impingido contra o povo negro desde o início da formação do continente americano, do mesmo modo que tem sido impingido contra os seus povos originários. 

O processo de colonização das Américas se pautou na violência, na expropriação da terra e na exploração da mão de obra indígena e negra, responsáveis historicamente pela produção das desigualdades, da segregação e do silenciamento destes povos, e de outros que também foram degredados para este território. Desse modo, no Brasil, assim como na maioria dos países das Américas, o racismo, o ódio, a violência e a injustiça social estão estruturados e institucionalizados de modo a assegurar a reprodução das estruturas hierárquicas para predomínio da branquitude e a segregação dos povos originários e negros da vida e da organização produtiva da sociedade em que vivem, ainda que eles signifiquem a maioria de seus trabalhadores.

Assim, expressamos o nosso apoio e solidariedade a todas as pessoas, e seus familiares, vítimas destas violências sistêmicas dos órgãos de repressão e das práticas racistas, e ressaltamos as grandes lutas e batalhas pelos direitos civis e o fim da violência e segregação racial, que tem custado centenas de vida negras e indígenas, como as de Martin Luther King, Marielle Franco, ou do líder Guarani Marçal de Souza, para citar alguns. Neste momento, a luta antirracista e por direitos dos povos negros, indígenas, e de outras origens étnicas, nas Américas deve ser também a luta de todos os setores que no Brasil almejam por uma sociedade mais justa, livre de segregacionismo, de discriminação e de violência. Apoiamos todas as formas de resistência e luta pela vida, pela saúde, pela igualdade racial e de oportunidades, pela democracia, por um mundo com mais justiça, solidário e diverso, com a participação efetiva e respeitosa de todos os povos. Opomo-nos a todas as formas de racismo e de genocídio contra os povos negros, indígenas, ciganos ou outros povos tradicionais. Atuamos em favor da vida, pelo bem viver!

Texto escrito coletivamente pela equipe do NEPI