Nossa homenagem a Nanblá Gakran, chanceler do povo Laklãnõ-Xokleng

27/06/2021 13:04

Foi uma semana muito triste para todos os povos indígenas do Brasil, recebidos com bombas pela polícia ao protestarem contra a votação da PL490 na CCJ da Câmara dos Deputados, que acabou por ser aprovada naquela instância.

Mais triste ainda para o povo Laklãnõ-Xokleng de Santa Catarina e para que conheceram o querido Nanblá Gakran, falecido ontem 26/06/2021.

O Professor Doutor Nanblá, como era conhecido não somente entre o seu povo, como também assim referido entre a população não indígena que circunscreve e pressiona a sua Terra Indígena, era um chanceler do povo Laklãnõ-Xokleng; mediador de relações, de implementação de políticas públicas, um tradutor entre “o mundo dos brancos e o mundo indígena”, como o Professor Sílvio Coelho dos Santos descrevia a situação de opressão a que seu povo fora submetido por mais de um século de colonização e subtração de seu território e forma de viver. Nanblá foi um edificador de cidadania indígena. Através da sua primazia na implementação da educação bilíngue nos moldes desenhados pela Constituição de 1988 no que tange os direitos dos povos indígenas, Nanblá foi incansável no processo de fazer grafar a sua língua entre os primeiros professores indígenas em formação nos anos 1990. A língua xokleng passada para o papel, e replicada pelos jovens educadores e professores indígenas, operou uma verdadeira revolução cultural entre os Laklãnõ-Xokleng. Esse processo histórico e autóctone, deflagrou amplos e populares ações de revitalização e conscientização acerca das tradições, usos e costumes, além da beleza, de um povo que parou de andar de cabeça baixa entre os brancos.

Nanblá se encantou pelo estudo da sua língua nativa ainda muito jovem, ao conhecer em sua aldeia o trabalho do antropólogo Greg Urban, que ali desenvolveu pesquisas nos anos 1970 na área da Antropologia Linguística. Com muita persistência e determinação, prosseguiu os estudos acadêmicos e foi um dos indígenas pioneiros a cursar o Ensino Superior e a pós-graduação. Cursou Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais na UNIVALI/SC, Letras-Português na FAFIBE/MG. Fez mestrado em Linguística na UNICAMP, com orientação de Wilmar D’Angelis, onde defendeu a dissertação Aspectos Morfossintaxe da Língua Xokleng (Laklãnõ) Jê, em 2005. Prosseguiu os estudos na UnB, realizando doutorado em Linguística com orientação de Ana Suelly Cabral, defendendo a tese Aspectos Morfossintaxe da Língua Xokleng (Laklãnõ) Jê, em 2015.

Além de lecionar durante muitos anos na escola Laklãnõ/Xokleng, também foi professor na FURB e, entre 2016 e 2018, lecionou na UFSC com uma importante atuação no Curso Licenciatura Intercultural Indígena. Na ocasião, idealizou a criação de um Instituto de Línguas Indígenas na UFSC que, esperamos, venha um dia a se concretizar. Prosseguiu estudos pós-doutorais em Linguística na UFSC, com supervisão de Cristine Gorski Severo, com o projeto Promoção de uma Politica de Divulgação da Língua Indígena Xokleng/Laklãnõ no meio Acadêmico e Não-Acadêmico.

Em sua atuação, inspirou uma geração Laklãnõ/Xokleng que hoje chega às universidades, realizando cursos diversos e ocupando posições de destaque, como demonstram as palavras de Ítalo Mongconnan Reis, pesquisador do NEPI que foi seu aluno na Terra Indígena Ibirama e atualmente cursa mestrado em Antropologia Social na UFSC:

“Se despedir não é algo fácil, principalmente quando esse alguém fez parte de sua trajetória, lhe inspirou e incentivou a buscar seus sonhos. Era criança, tinha seis anos e me lembro do primeiro dia de aula, ele chegou em sua bicicleta verde, alegre pois seria o professor que iria ministrar a disciplina da Língua Materna Xokleng dentro da T.I.

Era algo novo e com certeza um desafio tanto para ele professor, quanto para nós alunos(as). Tinha uma forma singular de ensinar, compartilhar e estar conosco. Os anos passaram, seguiu seu caminho e se tornou doutor. Ficou conhecido, mas nunca esqueceu suas origens, era e sempre será o professor Namblá Gakrán. Ele partiu desse mundo, mas podemos mantê-lo vivo memorando sua trajetória. Descanse em paz professor!”

Nanblá hoje vive como mais um herói do tempo histórico e mítico do Laklãnõ-Xokleng!

Texto de Flávio Wiik, Antonella Tassinari e Ítalo Mongconnan Reis

Fotografias por ordem de aparição:

1.Foto de: Jessé Phyley Marques da Silva, 9/04/2018, durante atividades escolares Abril Indígena

2.Reunião com equipe da Licenciatura Indígena/UFSC para discutir o Instituto de Línguas Indígenas. Prof.Nanblá Gakran, Profa. Márcia, Prof.Mauro Carvalho, Profa.Joziléia Schild, Profa.Antonella Tassinari e Profa.Cristine Gorski Severo, 14/03/2017.

3.Reunião com equipe de professores e lideranças da TI Laklãnõ, organizada por Marcondes Namblá, em 22/11/2017, na foto com o Pró-Reitor da PRAE, Prof.Pedro Manique Barreto, Prof.Voia Criri,  Profa.Aline Ramos Francisco, Profa.Lilian Patté dos Santos Lemos, Profa. Vilma Patté Cuzugni,  Profa. Antonella Tassinari e Prof.Nanblá Gakran