O NEPI agora é ARANDU!

10/06/2022 15:02

Arandu substitui o antigo nome do Núcleo de Estudos de Populações Indígenas (NEPI), criado em 1996, pelo saudoso Prof. Silvio Coelho dos Santos. Seguindo sua trajetória histórica, o Laboratório Arandu visa o desenvolvimento de pesquisas em etnologia, educação e temáticas socioambientais, com foco sobre os povos indígenas e tradicionais, em particular sobre seus saberes, tradições de conhecimento, educação, organização social e política, territórios, estratégias políticas de autonomia e afirmação de suas alteridades.

Arandu é palavra guarani formada pela aglutinação de duas outras palavras: ara e andu, a primeira remete ao céu, ao tempo, e a outra ao verbo sentir. Logo, arandu pode ser traduzida de forma literal como “sentir o tempo”, reconhecer o ambiente e decifra-lo através dos sentidos. A palavra arandu é geralmente traduzida por conhecimento, inteligência, sabedoria.

Dando continuidade à atuação do NEPI, o Arandu realiza atividades de formação e orientação de estudantes de graduação e pós-graduação e desenvolve projetos de extensão e assessoria aos povos e coletivos pesquisados, que são elaborados e conduzidos a partir de quatro principais linhas de pesquisa: 1) Etnologia indígena, território e etnicidades; 2) Diversidade, educação e infância; 3) Estado, desenvolvimento, povos tradicionais e sociobiodiversidade; 4) História, memória, acervos e produção de conhecimento.

Atualmente, o laboratório é coordenado em parceria pelas profas.Antonella Tassinari e Edviges Ioris.