Apoio à Joziléia Kaingang, em repúdio aos ataques racistas e misóginos que lhe foram dirigidos

24/11/2022 11:42

Nós do ARANDU – Laboratório de Estudos em Etnologia, Educação e Sociobiodiversidade, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), denunciamos e repudiamos os ataques racistas feitos à pesquisadora, doutoranda e liderança indígena Joziléia Daniza Jagso Schild Kaingang. Os ataques racistas foram veiculados no dia 18, na página do Facebook da “Ali Anca Luter Ana”, setor da Igreja Luterana, que compartilhou um vídeo em que Joziléia reportava sua participação na COP 27, no Egito. A legenda e texto da publicação questionam e colocam em dúvida seu pertencimento étnico, com argumentos estereotipados e de caráter perversamente racistas.

Joziléia Schild Kaingang, mulher Indígena Kaigang, importante liderança política de seu povo, aluna do doutorado em Antropologia, apresenta uma longa e sólida trajetória em defesa da ancestralidade Kaingang, dos seus direitos territoriais e de acesso à saúde e educação, de um mundo de equidade e com respeito às diferenças e de justiça aos povos originários, sobretudo em seu protagonismo na articulação das mulheres Indígenas do Brasil. Joziléia é cofundadora e uma das coordenadoras da Articulação Nacional da Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), participa da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ARPIN-Sul), da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), assim como assessora o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que já se manifestou em redes sociais repudiando os ataques sofridos por Joziléia. É precisamente por sua larga e destacada projeção na luta pelos direitos dos povos que indígenas que os nefários e covardes ataques racistas e misóginos lhes são dirigidos.

Repudiamos e denunciamos os ataques racistas e misóginos sofridos e solicitamos às autoridades que sejam tomadas as devidas providências de forma imediata e que todos os responsáveis sejam devidamente punidos.

Expressamos nossa incondicional solidariedade a Joziléia Kaingang, importante liderança indígena, nossa colega e colaboradora do ARANDU, aluna extraordinária do PPGAS/UFSC.

Para além, repudiamos todo e qualquer ato racista contra povos indígenas.

Basta de racismo e violência contra os povos indígenas, suas identidades e seus territórios!